Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. E para auxiliar na divulgação da campanha, os servidores do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), autarquia responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado, vestiram-se de rosa. Reunidos no memorial da sede da autarquia, todos exibiam o “uniforme” da luta contra o câncer.

“É importante a gente se vestir de rosa e fazer o alerta para que todos se lembrem, não apenas agora, mas todos os dias de trabalhar a prevenção. Aquelas questões que todos abordam, do autoexame, de verificar se há alterações, e ir ao médico regularmente, pois o quanto antes a doença for diagnosticada mais eficaz será o tratamento”, destacou a diretora-presidente do DIO/ES, Madalena Santana.

Além dos servidores, o prédio da autarquia também recebeu iluminação especial na cor rosa, tanto na fachada quanto no memorial, área onde estão as obras e objetos raros da instituição.

Saiba mais

A campanha nacional do Outubro Rosa 2019, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pelo Ministério da Saúde, destaca os três pilares estratégicos de controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia.

De acordo com o INCA, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

FOTO: Edgard Lima / DIO