Um homem de 46 anos apresentou estranhos sinais de embriaguez durante seis anos, mesmo sem consumir álcool. Certa vez, ele chegou até mesmo a ser detido por dirigir alcoolizado. É claro que os policiais não acreditaram quando ele alegou que estava sóbrio. Ao procurar assistência médica, ele descobriu que seu próprio organismo era o responsável pelos sintomas de bebedeira. O caso foi relatado recentemente pela publicação científica The British Medical Journal.
Após o incidente com a polícia, uma tia do homem lembrou que tinha lido a respeito de alguém que sofria de um problema chamado auto-brewery syndrome (ABS, ou síndrome da autocervejaria, em tradução livre). Ela então convenceu o sobrinho a procurar os médicos que trataram desse caso, em Ohio, nos Estados Unidos. O homem passou por exames médicos que revelaram que seu intestino era o lar de uma colônia de fungos, incluindo o Saccharomyces cerevisiae, mais conhecido como levedura de cerveja. Essas criaturas microscópicas consomem carboidratos para obter energia em vez de oxigênio, produzindo etanol (o tipo de álcool que bebemos) como subproduto.
O homem apresentava esses sintomas sempre após as refeições. O efeito surge justamente quando seus portadores consomem alimentos e bebidas açucarados ou ricos em carboidratos. Após a ingestão, eles apresentam um estado de embriaguez, como se tivessem bebido muitas cervejas, segundo os médicos. O paciente em questão apresentava sinais de agressividade e certa vez chegou a ter uma hemorragia cerebral após uma queda causada pelo estado de torpor.
Os sintomas do paciente começaram a se manifestar depois que ele tomou antibióticos em 2011 após uma “lesão traumática complicada no polegar”, de acordo com o relatório dos médicos. A medicação provavelmente afetou a comunidade de microrganismos, como bactérias e fungos, que vive nos intestinos. Casos anteriores de síndrome de autocervejaria foram causados pelo fungo Saccharomyces, mas não está claro qual é o mecanismo que permite que esses micróbios se estabeleçam dentro de um sistema digestivo saudável.
Mesmo após receber tratamento antifúngico e ser submetido a uma dieta sem carboidratos, o homem ainda relatava crises de embriaguez espontânea. Ele só apresentou melhoras depois de passar por um tratamento no Richmond University Medical Center, em Nova York. A terapia foi bem-sucedida em livrar o intestino do paciente dos micróbios responsáveis pelos sintomas. O paciente recebeu então probióticos para promover o crescimento de bactérias intestinais benéficas. Lentamente, o homem conseguiu incorporar carboidratos de volta à sua dieta.
Fontes: Live Science e Insider
Imagem: Shutterstock.com