Ministério da Saúde autorizou início da vacinação de pessoas que não estão no grupo prioritário com parte das doses recebidas
Com o objetivo de dar mais agilidade na vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo, o governo do Estado vai iniciar a imunização de pessoas fora de grupos prioritários, começando por aqueles entre 55 e 59 anos.
Após aval do Ministério da Saúde, dado ontem, parte das doses será destinada a continuar a vacinação das prioridades definidas pelo Ministério da Saúde. Outro percentual, ainda a ser definido, vai para a população em geral, por faixas etárias.
A ideia tem sido defendida pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Nas últimas semanas, ele levou ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Ministério da Saúde a proposta de destinar entre 20% e 30% das doses para continuar a vacinação de grupos prioritários e as demais para avançar na vacinação por idade.
“A proposta que o Estado fez ao Conass foi debatida, amadurecida e compartilhada com outros estados, e teve grande convergência com a equipe técnica do PNI (Programa Nacional de Imunizações)”.
“Vamos conseguir adotar a medida. No entanto, a forma como será aplicada a norma aqui no Estado vai depender de alguns amadurecimentos. Vamos fazer a revisão das doses que já temos para os grupos que iniciamos, para dimensionar o quanto temos para destinar a essa faixa etária. Vamos anunciar como será isso na segunda-feira”.
O secretário ressaltou que serão feitas pactuações com municípios para operacionalizar a mudança. “O importante é dar mais velocidade à imunização. A vacinação só de grupos prioritários, que exigem laudos e comprovações, acaba sendo mais lenta”, disse Nésio.
Saiba mais
3 milhões de pessoas estão aptas a tomarem vacina contra Covid no Estado
1,6 milhão faz parte dos grupos prioritários, sendo que:
1,2 milhão de primeiras doses de vacinas já chegou para esses grupos
400 mil doses ainda faltam chegar para as prioridades
Como agendar
Vacinação
Serão vacinadas hoje, com a primeira dose, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos.
Haverá vacinação amanhã de pessoas com comorbidades e demais inscritas no agendamento aberto hoje. A imunização será no ginásio da Faculdade Salesiana, no Maanaim Vitória e na Casa do Cidadão.
No sábado (30), também serão vacinados 696 motoristas e cobradores na Unidade de Saúde da Grande Vitória. A lista nominal foi enviada pela empresa Viação Grande Vitória.
Novos agendamentos
Quando: Abre hoje, às 14 horas.
Vagas: 2.300 vagas.