Informação é da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Infectologista capixaba afirma que cenário semelhante também é visto no Estado

Dados divulgados este mês pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), mostram que, pela primeira vez desde o início da pandemia, pacientes com menos de 40 anos são a maioria dos internados em unidades de terapia intensiva (UTI). A infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres afirma que essa realidade também começa a acontecer no Espírito Santo.

“Temos observado um aumento no número de internados em UTI com menos de 50 anos. E isso pode estar ocorrendo por vários motivos: vacinação dos mais idosos, uma tendência das novas variantes a infectar pacientes mais jovens ou a falta de medidas de precaução mesmo”, alerta.

O estudo da Amib revelou que, no último mês mais de 58,1% das internações em UTI foram de adultos com até 40 anos, num total que ultrapassa os 20 mil leitos. A pesquisa foi feita a partir de uma amostra que englobou 20.865 leitos de UTI no país, cerca de 25% de todas as unidades.

Quando feita uma comparação com os meses anteriores, os pacientes mais jovens representavam cerca de 45% dos internados. Enquanto isso, a ocupação de idosos acima dos 80 anos nas UTIs caiu 42%, aponta o estudo. O número está diretamente relacionado à vacinação para essa faixa etária.

Ana Carolina acredita que as aglomerações feitas por jovens estão contribuindo para que o vírus se espalhe com maior velocidade entre grupos de pessoas mais novas. O isolamento social e o respeito aos protocolos de higiene e saúde ainda são os melhores remédios para conter a propagação do vírus. Com o ritmo da vacinação ainda lento, a população terá que esperar até que a imunização alcance níveis mais altos para só então retornar gradualmente ao convício social.

Fonte: Folha Vitória