Medida para conter o coronavírus está sendo tomada até o próximo domingo

Alfredo Chaves, município da região Sul do Estado, fechou todo o comércio e proibiu pessoas na rua das 20h às 5h durante o feriadão.

A decisão segue até domingo, dia 04, e é mais uma ação para conter o avanço do novo coronavírus que já contaminou 1865 moradores e matou outros vinte e quatro. O município também detectou recentemente dois casos da variante inglesa, de acordo com a prefeitura.

“Para garantir o cumprimento das regras, uma equipe de fiscalização fará ronda pelos bairros durante o feriado, monitorando possíveis festas com aglomerações. Para ajudar no trabalho de isolamento social, disponibilizamos um telefone para ‘Disk Denúncia’, como mais uma ferramenta de apoio no cumprimento das determinações de combate ao coronavírus”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Silvia Ferreira, de 41 anos.

Além do comércio fechado e não é permitir a circulação de pessoas nas vias públicas à noite, os hotéis e pousadas estão impedidos de receber turistas e todos os pontos turísticos de Alfredo Chaves estão fechados.

“Lamentamos ter de fazer isso. Entendemos que o nosso trade turístico vem se arrastando para manter as portas abertas. Nossos hotéis, pousadas e restaurantes têm que pagar contas também e a gente sabe disso. Mas, infelizmente, é hora da gente prevenir para não pagar mais caro lá na frente. Sendo assim, todas as nossas cachoeiras, a Estação de Matilde e o Mirante de Matilde estão fechaos”, ressaltou o subsecretário de Turismo e Cultura, Ricardo Silva, 30 anos.

Quem concorda com o subsecretário de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves, é o empresário André Orlandi, de 37 anos, dono de uma pousada em São Sebastião, no interior do município.

“É duro porque temos funcionários, né? Porém, temos que pensar na saúde mesmo. Saúde de nós, dos nossos funcionários e dos nossos conterrâneos”, disse.

O município informou ainda que todas essas novas medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus foram decididas em parceria com a associação comercial e não abrange as farmácias, postos de combustíveis e distribuidoras de água e de gás.

Disque Denúncia

O serviço criado pela prefeitura de Alfredo Chaves está disponível 24 horas para receber denúncias referentes a aglomerações, irregularidades no comércio e pacientes que testaram positivos para a Covid-19 ou estão notificados, e não estão cumprindo o isolamento social obrigatório pelo telefone (27) 99765.6157.

Fonte: Tribuna online