Alemanha e Bélgica chegam para a última rodada da Copa do Mundo 2022 necessitando da vitória para conseguir a vaga naÉ chegado o momento da decisão para outras duas seleções apontadas como favoritas antes do início do Mundial. Após a vaga argentina conquistada, nesta quinta-feira (1º) os dois últimos algozes da seleção brasileira em Copas do Mundo serão colocados a prova pela vaga nas oitavas de final da Copa 2022.

Em situações não muito confortáveis em seus grupos, Alemanha e Bélgica vão precisar de vitórias nos seus jogos nesta rodada final da fase de grupos. Nos grupos E e F, respectivamente, as duas seleções se encontram fora da zona de classificação para o mata-mata e jogarão nesta quinta-feira pelo tudo ou nada.

GRUPO E

Pelo grupo E, os alemães tentam evitar a segunda queda precoce na primeira fase pela segunda Copa do Mundo seguida, uma vez que caíram também nos grupo no Mundial de 2018. Após perder para o Japão na estreia e empatar com a Espanha, o adversário nesta rodada final será a Costa Rica, apontada como a seleção mais fraca do grupo.

No entanto, a equipe da América Central chega também com chances na última rodada após vencer os japoneses no fim de semana passado. Vale ressaltar que os costarriquenhos podem até avançar com um empate, desde que a Espanha vença o Japão no outro confronto. Uma vitória garante a zebra da Copa de 2014 na próxima fase.

Pelo lado alemão, só a vitória interessa, e ainda vale a torcida para os espanhóis que daria uma forcinha caso derrotassem os asiáticos. No caso de vitória dos germânicos e igualdade entre Espanha e Japão, a vaga teria que ser decidida no primeiro critério de desempate: o saldo de gols. Em seguida, vem o número de gols marcados e na sequência o número de cartões vermelhos e amarelos.

GRUPO F

Pelo grupo F, a situação da Bélgica é mais simples de entender, embora a fórmula seja a mesma dos alemães: só a vitória interessa. Em 3º lugar do grupo, com três pontos, os Diabos Vermelhos têm um ponto a menos que o vice-líder Marrocos e a líder Croácia, adversária desta rodada final.

Após a derrota para a seleção africana na última rodada, os belgas ficaram em situação delicada no grupo. Mesmo com o empate, a seleção europeia só avançaria em caso de uma goleada do Canadá sobre os marroquinos, que jogam pela igualdade para garantir a vaga no mata-mata.

Atual vice-campeã mundial, a Croácia também joga pela igualdade para conseguir a classificação. No entanto, caso seja derrotada, só consegue avançar em caso de revés também dos africanos. 

Marrocos tem a situação mais confortável. Mesmo em caso de derrota para o já eliminado Canadá, a equipe pode se classificar caso não perca a diferença de três gols de saldo em relação à Bélgica.

Confira os jogos desta quinta-feira (1º) da Copa do Mundo 2022

GRUPO F – 12 horas

Croácia x Bélgica – Estádio Ahmad bin Ali

Canadá x Marrocos – Estádio Al Thumama

GRUPO E – 16 horas

Japão x Espanha – Estádio Internacional Khalifa

Costa Rica x Alemanha – Estádio Al Bayt

Fonte: Folha Vitória