Neste sábado (24), alunos da UMEF Professor Thelmo Torres, localizada em Itapuã, participam de uma aula especial: no tatame, por meio da prática do jiu-jítsu, eles vão aprender também ferramentas para o desenvolvimento da inteligência emocional. Mais de 60 crianças participam da iniciativa, que faz parte de um projeto que estimula a prática da modalidade entre estudantes da rede municipal. O evento acontece na Academia Além dos Tatames, na Praia da Costa.
 
Na ocasião, será feita ainda a entrega dos uniformes do projeto para os alunos. Atualmente, uma parceria entre o Instituto Além dos Tatames e a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferta aulas semanais do esporte para crianças e adolescentes da escola municipal. Os treinos acontecem de segunda a quarta-feira, com turmas às 14 e às 15h, e também às terças e quintas-feiras, às 14h.
 
Para a coordenadora do projeto, intitulado “Formando Campeões para a Vida”, Ariane Guarnier, o jiu-jitsu é uma ferramenta para transformar vidas e, quando atrelado ao desenvolvimento pessoal e integrado à inteligência emocional, tem os efeitos ainda mais potencializados. “O ganho não é apenas no corpo físico, mas também na sua saúde mental. Por meio das aulas, os estudantes desenvolvem habilidades emocionais importantes, como autoconhecimento, autocontrole, resiliência, empatia, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, que contribui na formação de um adulto emocionalmente saudável”, salientou.
 
A secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, destacou que a iniciativa teve início em outubro e é mais uma modalidade ofertada para alunos da rede municipal. “Vila Velha está cada vez mais ampliando o acesso dos estudantes às diversas práticas esportivas, seja por meio de projetos próprios nas escolas ou parcerias de sucesso como essa. Além dos benefícios para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo, o esporte trabalha valores importantes, como trabalho em equipe, respeito e disciplina, auxiliando na formação do integral do cidadão e também despertando talentos”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Educação