Uma aula diferente e prática que alia sustentabilidade e prevenção à dengue: nesta sexta-feira (22), alunos da UMEI Pedro Pandolfi participam de uma oficina para produção de vaso de plantas autoirrigável antidengue, com plantio de muda. A ação é uma iniciativa da Coordenação de Educação Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

As crianças terão a oportunidade de aprender sobre a criação desses vasos autoirrigáveis, que dispõem de uma técnica simples e sustentável para contribuir na economia de água e ajudar no cultivo e cuidado das plantas. Além disso, o enfoque no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, será abordado, incentivando práticas que eliminam potenciais criadouros.

Para a coordenadora de Educação Ambiental, Tainá Guimarães Ricardo, o objetivo é não somente ensinar os pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas também proporcionar uma experiência prática e interativa. 

“Esse contato efetivo com o plantar e cuidar cria uma relação de proximidade com a natureza. Quando conscientes dessa responsabilidade de todos sobre o meio ambiente, as crianças se tornam defensoras ativas do nosso planeta e da saúde pública, transferindo essa consciência para seus familiares e levando essa atitude por toda a vida”, destacou. 

Para a execução da oficina, serão utilizados materiais simples, como garrafas PETs, terra adubada, tesouras e um pano de chão de algodão de boa absorção. Na oportunidade, as crianças farão o plantio de mudas de alface e sementes de cebolinha e coentro em seus vasos autoirrigáveis, promovendo assim a prática de horticultura em um ambiente sustentável e seguro contra a dengue.

Serviço:
Oficina Vaso autoirrigável antidengue com plantio de mudas  
Local: UMEI Pedro Pandolfi, em Rio Marinho
Data: 22 de setembro (sexta-feira) 
Horário: a partir das 8 horas 
Materiais: 25 garrafas pets higienizadas (sem rótulo e com tampa), 2 sacos de 20kg de terra adubada, tesouras e 1 pano de chão (tecido de algodão – boa absorção). 

Programação:
8h – Preparação do espaço da oficina 
8h30 – Momento Cultural (Xico Xeroso – Sensibilização com as turmas 
9h às 9h40 – Oficina vaso autoirrigável e antidengue com plantio de mudas (alface) e/ou sementes (cebolinha, coentro)

Fonte: Secretaria de Educação