A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) já começou em todo o Brasil, inclusive em Anchieta, e vai até o dia 09 de julho. Este ano a campanha foi dividida em três etapas, cada uma com parte do público-alvo. Para se vacinar é necessário levar o cartão de vacina e um documento de identificação, comprovando ser do grupo prioritário ao qual pertence.

A imunização, que ainda está na primeira etapa, vai até o dia 10 de maio, vacinando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho a pouco tempo) e trabalhadores da saúde. A segunda etapa terá início no dia 11 de maio e seguirá até o dia 08 de junho, contemplando maiores de 60 anos e professores.

Já a terceira e última etapa, começará no dia 09 de junho e irá contemplar os demais grupos: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Essa etapa vai até o dia 09 de julho, quando finaliza a campanha.

Todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Anchieta estão vacinando nesta primeira fase. Caso ainda não tenha sido vacinado, a secretaria de Saúde orienta a procurar o agente comunitário ou a unidade de saúde do seu bairro para saber da programação de vacina.

Outra orientação é para pessoas que estão com suspeitas ou foram confirmadas para Covid-19. Essas devem adiar a vacinação. No caso de confirmado positivo para a doença, a pessoa deve esperar completar 28 dias após início dos sintomas para se vacinar. Já os suspeitos que foram negativados para Covid-19, devem se vacinar após o término dos sintomas.

A Saúde também informa que, as pessoas imunizadas contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para se vacinar contra a influenza. O mesmo período deve ser aguardado para quem tomou a dose contra influenza antes da de Covid-19.

Este ano não terá um dia D de mobilização nacional, mas durante o decorrer da campanha, se houver necessidade e depender do quantitativo de doses recebidas em um único lote, a secretaria de Saúde irá avaliar a possibilidade da realização de um dia D municipal.

CONFIRA AS DATAS E OS RESPECTIVOS GRUPOS PRIORITÁRIOS:

1º etapa| até 10 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho a pouco tempo) e trabalhadores da saúde;

2º etapa| até 11 de maio a 08 de junho: maiores de 60 anos e professores;

3º etapa| até 09 de junho a 09 de julho: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.–

Comunicação da Prefeitura de Anchietawww.anchieta.es.gov.brhttps://www.facebook.com/anchieta.es
email: assessoriaanchieta@gmail.com(28) 3536-1785
(27) 9 9965-1806