Objeto foi identificado durante escavação no sítio arqueológico Provadiya-Solnitsata, local conhecido como o mais antigo da Europa
Um achado arqueológico, que remonta há mais de seis mil anos, foi encontrado por um grupo de pesquisadores durante uma escavação no sítio Provadiya-Solnitsata, no nordeste da Bulgária, assentamento conhecido como a cidade mais antiga da Europa: uma ” máscara alienígena” com traços humanos e animais.
Segundo informações do portal Arqueologia na Bulgária, o objeto seria do final do quinto milênio a.C., feito de argila e recebeu o inusitado apelido por conta de suas similaridades com a máscara utilizada pelo alienígena do filme de ficção científica ‘Predador’.
De acordo com a publicação, entre as principais características estão a ausência de um espaço para a boca , o formato triangular precisamente entalhado na parte da frente no formato de um rosto humano , os ângulos superiores que se assemelham a orelhas, além de sobrancelhas modeladas, um nariz estilizado e olhos elípticos.
“O artefato provavelmente era um símbolo de posição social para quem fosse digno de usá-lo pendurado no pescoço”, afirma Vasil Nikolov, do Instituto Nacional e Museu de Arqueologia de Sófia, capital da Bulgária .
Segundo Nikolov, em entrevista a uma rádio búlgara, é impossível precisar com exatidão o local em que a máscara foi feita, apenas que é uma estatueta do final do período Calcolítico, ou seja, antes de 4.000 a.C., tão antigo quanto a maioria das descobertas realizadas na região.
Fonte: Ultimo segundo