O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, CAPS AD, promoveu nesta terça-feira (4) a festa julina, preparada pelos próprios usuários, durante as atividades propostas pelos grupos terapêuticos para receber familiares no Centro. A festa dos brincantes teve ainda “junta prato” de comidas tradicionais e muita dança.

Ao todo, 60 pessoas participaram do Arraiá, cujo objetivo foi estreitar as relações e fortalecer os vínculos. João Paulo Modeneze, coordenador do CAPS AD, reforçou a necessidade dos momentos de descontração para o processo terapêutico: “Essas festividades são importantes para a construção do lugar de acolhimento, reforçando laços que são primordiais para a adesão e para diminuir a desistência do tratamento”.

Baixo absenteísmo

A Unidade de portas abertas, localizada no Centro de Vila Velha, não registra número alto de faltas aos grupos terapêuticos desenvolvidos no CAPS. Quando um usuário se distancia do tratamento por um período maior que três meses, as equipes aplicam o protocolo de busca ativa, que inclui visitas domiciliares e ligações com reiterados convites para retorno ao Centro. Importante ressaltar que o CAPS AD tem por princípio a adesão voluntária do usuário, ou seja, quando a pessoa reconhece a necessidade de tratamento.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional, que atua de forma integrativa e é composta por coordenador, médico psiquiatra, médico clínico, enfermeira, técnico de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, assistente administrativo e auxiliar de serviço geral.

Fonte:  Secretaria de Saúde