Para dar andamento ao processo de cadastramento da classe artística, a SETEC, junto de coletivos e artistas locais, criaram um comitê

Com a sanção da Lei Aldir Blanc, que trará para Guarapari o montante de R$852.000,00, a necessidade de mapear os agentes culturais e toda cadeia produtiva que faz parte das atividades artísticas, além das comunidades com saberes tradicionais, se tornou urgente. Isso porque, para ter acesso aos instrumentos de auxílio financeiro, será necessário estar cadastrado nos formulários disponibilizados pelo Estado a nível municipal, estadual ou federal.

Em Guarapari. um comitê composto por sociedade civil e poder público tem buscado mapear localmente os artistas e fazedores de cultura, a fim de utilizar esses dados para a construção de políticas públicas para a área com maior propriedade, já que na cidade ainda não existe esse instrumento.

Auxílio

A Lei Aldir Blanc prevê três tipos de apoio emergencial à classe artística, um deles é a renda emergencial mensal para trabalhadores da cultura, em três parcelas no valor de R$600,00. O segundo mecanismo são subsídios mensais voltados à manutenção de espaços artísticos e culturais, em três parcelas cujo valor pode variar entre R$3.000,00 e R$10.000,00. O terceiro e último instrumento de auxílio financeiro corresponde aos editais, chamadas públicas, prêmios e aquisições de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

Quem pode receber?

A verba que a Lei Aldir Blanc garantirá não abarca apenas os artistas e comunidades tradicionais diretamente, mas toda pessoa que participa da cadeia produtiva dos diversos segmentos artísticos e culturais, incluindo: artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte. Ou seja, desde a costureira das fantasias das escolas de samba até o profissional que cuida da iluminação de um show musical.

Como cadastrar-se

As inscrições on-line já estão abertas e, para cadastrar-se, basta preencher ao formulário disponibilizado no link https://forms.gle/Skqw7yBHZF6Tnu4dA .

Além disso, o comitê também fará ações presenciais a fim de garantir o cadastro dos fazedores que não tem acesso a internet , do dia 15 até o dia 31 de julho. Os locais de coleta da documentação serão: Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, localizada na Av. Munir Abud, 234, Praia do Moro; e no Complexo Esportivo Maurice Santos, na Rua Hilda Borges Vieira, em Muquiçaba.

Também será criado um calendário específico para visita às comunidades de Saberes Tradicionais e grupos que levantarem demanda específica.

No momento do cadastro, é preciso apresentar documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF) e fotos que comprovem o serviço ou produto oferecido por você.

Fonte: Folha Vitória