Boeing 737 fazia a rota entre a capital Jacarta e a cidade de Pontianak, localizada no norte do país e a cerca de 1h10 de voo

  • Avião da Sriwijaya Air voava entre Jacarta e Pontianak e desapareceu 4 minutos após decolar
  • Boeing levava 62 pessoas, sendo 56 passageiros e 6 tripulantes, segundo informações iniciais
  • Site especializado apontou perda súbita de altitude da aeronave, um Boeing 737-500
  • Autoridades da Indonésia já iniciaram investigação e operação de busca no Mar de Java

Uma aeronave da empresa Sriwijaya Air perdeu o contato com as autoridades aéreas da Indonésia na manhã deste sábado (9), quando sobrevoava o Mar de Java, logo depois de decolar da capital Jacarta. A companhia faz voos domésticos na Indonésia.

A aeronave, um Boeing 737-500, fazia o voo SJY 182 entre Jacarta e Pontianak, na província de Kalimantan, ambas na Indonésia

O jornal South China Morning Post, de Hong Kong, informou que havia 62 pessoas a bordo, sendo 56 passageiros e seis tripulantes. Essa informação ainda é preliminar e não foi confirmada pelas autoridades do país.

O porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, Adita Irawat, anunciou ao mesmo veículo de comunicação que uma investigação já está em curso para apurar o sumiço do avião.

“Neste momento, estamos investigando e coordenando o assunto com a Basarnas (a agência de busca e resgate do país) e KNKT (o órgão de segurança no transporte da Indonésia). Vamos divulgar mais informações assim que houver novidades”, disse.

De acordo com o site Flightradar24.com, especializado em aviação, a aeronave perdeu comunicação com a torre de controle do aeroporto da capital da Indonésia por volta de 4h40 (horário de Brasília). Na Indonésia, que está 10h na frente do Brasil, eram 14h40.  

Ainda segundo o site, o avião perdeu mais de 3.000 metros de altitude (10 mil pés) em menos de um minuto. O incidente ocorreu apenas 4 minutos depois da decolagem do aeroporto de Jacarta, mostram as informações técnicas preliminares.

A aeronave desaparecida hoje não é um Boeing 737 Max, modelo que se envolveu em recentes acidentes aéreos. O primeiro deles, em outubro de 2018, envolveu um avião da Lion Air, companhia da Indonésia, e terminou com 189 mortos após uma queda no mar.

Fonte: R7