Avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem; ao todo 17 pessoas foram atingidas em terra.

Ao todo 10 pessoas morreram após o avião cair na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, nesse domingo (22). As informações foram atualizadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em coletiva. A Polícia Civil confirmou também, que as vítimas são o empresário de São Paulo Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele.

De acordo com a Brigada Militar, o avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo, quando às 9h13 caiu em Gramado. No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Uma turista que estava no local e presenciou a queda disse que as pessoas entraram em desespero.

Conforme o governador das 17 pessoas atingidas por terra, cinco já foram liberadas e outras 12 permanecem internados, sendo 2 em estado grave e uma delas encaminhada para Porto Alegre, devido às queimaduras. Durante a coletiva foi divulgado que no avião estava o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e sua família. Entre os mortos estão sua esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e outras duas crianças. Todas elas são da cidade de São Paulo.

O empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi era formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Cláudio tocava o negócio da família, focado em gestão de crise e restruturação de empresas. A empresa foi fundada pelo pai, Cláudio Galeazzi, considerado um dos grandes nomes do setor de recuperação de empresas do país, que morreu em março de 2023, devido a um câncer.

Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, na queda de um avião bimotor, na região de Sorocaba, interior de São Paulo. A aeronave decolou com o tanque cheio, com destino a uma fazenda em Goiás, quando caiu “de bico” no interior de uma mata, no município de Iperó.

Maria Leonor tinha 69 anos e era a única passageira da aeronave. Ela e o piloto, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, morreram na hora.

Trânsito no local

Eduardo Leite confirmou também, que o trânsito está parcialmente liberado, mas com o fluxo prejudicado. Segundo ele, o prefeito da cidade de Gramado suspendeu o desfile natalino que aconteceria neste domingo (22), na cidade.

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que a rodovia foi liberada para o tráfego, em pista simples, em ambos os sentidos.

Desvios e rotas alternativas:

– Sentido de Canela a Gramado: o deslocamento deve ser feito pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado.

– Sentido de Gramado a Canela: quem está no centro de Gramado pode se deslocar via Linha 28, sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235.

– Quem está na ERS-115 para Gramado e Canela: o deslocamento deve ser realizado pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. Esse trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.

Fonte: Itatiaia