Dose aplicada em menina de 7 meses, que deveria receber a pentavalente, era seis vezes maior que a aplicada nos adultos
Uma bebê de 7 meses recebeu, por engano, uma superdosagem da vacina da Pfizer contra a Covid-19, e teve de ir para um hospital em Altinópolis, no interior de São Paulo.
A dose, aplicada na menina no último dia 17, é seis vezes maior que a aplicada nos adultos. A vacina que ela deveria receber era a pentavalente, que previne doenças como tétano, meningite, hepatite e coqueluche.
“No momento da aplicação, parece que cai o chão da gente. A gente fica assustada”, relatou à Record TV a mãe da bebê, que preferiu não se identificar.
A menina foi atendida na Santa Casa, e depois foi transferida para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Lá, ficou três dias internada, com sintomas leves.
Exames constataram alterações no sangue da bebê, inclusive relacionadas ao coração. Nos dias seguintes, segundo a mãe, as alterações diminuíram gradativamente.
A técnica de enfermagem foi afastada das atividades, e agora responde a um processo administrativo. Os frascos das duas vacinas são parecidos e têm tampa roxa, o que poderia ter sido o motivo da confusão da profissional.
A prefeitura do município do interior paulista divulgou uma nota a respeito do caso, na última terça (25):
A Secretaria de Saúde de pronto tomou todas as medidas necessárias encaminhando a criança para avaliação medica no Hospital de Misericórdia local e após para o HC Criança onde permaneceu internada para monitoramento até o dia 21 de janeiro. A criança permanece bem e continua sendo acompanhada pela equipe de saúde do município. Toda a ocorrência foi comunicada ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e foi aberto processo administrativo para apurar a conduta da técnica de enfermagem.
Fonte: R7