Nos últimos quatro anos, o Procon de Vila Velha, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, realizou um total de 23.728 atendimentos à população, obtendo um destaque muito positivo junto aos consumidores da cidade. Os números refletem o compromisso do órgão em proteger os direitos dos consumidores e oferecer suporte em diversas questões relacionadas às relações de consumo.
 
Uma das iniciativas mais notáveis implementadas pelo Procon de Vila Velha na atual gestão foi a realização de ações itinerantes, que alcançaram um grande número de pessoas. Esta inovação garantiu orientação e assistência às comunidades, de forma direta, facilitando o acesso popular aos serviços de proteção e defesa do consumidor prestados pelo município.
 
O Mutirão Natal Azul 2024, realizado em novembro, também foi um marco significativo que resultou em renegociações de dívidas atrasadas no valor aproximado de R$ 3 milhões e no atendimento de quase mil pessoas em apenas quatro dias.
 
Essa campanha foi criada para ajudar os consumidores de Vila Velha a regularizarem suas pendências financeiras, para que iniciem 2025 com as contas em dia. Este mutirão reforçou a eficácia do Procon de Vila Velha em promover soluções viáveis para problemas financeiros da população.
 
Educação para o consumo
 
Por meio de diversas plataformas, incluindo redes sociais e entrevistas, o Procon de Vila Velha vem se esforçando ao máximo para educar os consumidores do município sobre seus direitos e deveres.  O programa Procon Orienta, focado na educação para o consumo, tem desempenhado um papel crucial na disseminação de informações.
 
Com palestras realizadas em universidades, escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência do Idoso (CCI) e empresas, o programa alcançou um público estimado em mais de 5 mil pessoas em quatro anos.
 
A implantação do Portal Online de Atendimento foi outro avanço importante na modernização dos serviços prestados pelo Procon de Vila Velha, o primeiro Procon Municipal do Estado a lançar este canal de atendimento online. Este serviço é uma alternativa prática e acessível para que os consumidores registrem suas reclamações e busquem orientações. Desde que começou a funcionar, em 2022, até agora, foram registados 2.320 atendimentos pelo portal.
 
As reclamações recebidas pelo órgão são variadas, mas as principais queixas se referem a empréstimos não contratados, problema que vêm afetando especialmente aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, muitos consumidores de Vila Velha têm relatado problemas com descontos associativos e sindicais não reconhecidos e nem autorizados, evidenciando a necessidade contínua de vigilância e proteção aos seus direitos.
 
Índice de satisfação popular
 
Uma prova inquestionável do bom desempenho do Procon de Vila Velha é que, segundo avaliação do Google, do início da atual gestão até a presente data, o órgão praticamente dobrou sua média de pontuação no índice de satisfação dos cidadãos atendidos, saindo de 2,1 pontos, em 2021, e chegando ao patamar atual de 4,1 (de um total de 5,0 pontos).
 
As avaliações positivas dos consumidores da cidade foram acompanhadas de um total de 461 postagens e comentários feitos em sistema online, por meio da ferramenta de avaliação popular do Google.
 
“As avaliações positivas da população refletem o trabalho sério e humanizado que é realizado pelo nosso Procon, sempre com muito respeito, acolhimento, agilidade e eficiência. E isso vem fazendo toda a diferença”, afirma o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
 
Além da retomada dos atendimentos presenciais em horário integral (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), o Procon de Vila Velha adotou uma postura de maior diálogo com os consumidores e as instituições do município, aumentando o índice de satisfação popular. “Quero parabenizar toda a equipe do Procon pelo excelente desempenho. Agora, nossa meta é alcançar a nota máxima”, acentua Arnaldinho.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, outros fatores também contribuíram para a melhoria dos serviços e o aumento do número de atendimentos do Procon Municipal, incluindo o atendimento eletrônico.
 
“O bom desempenho do órgão é fruto de uma gestão comprometida com a inovação e a proximidade com a população, e também com a modernização e a descentralização dos serviços. Esses diferenciais ampliaram o alcance e a eficiência do atendimento do nosso Procon, que continuará avançando com resultados ainda melhores, devido a um trabalho realizado com foco em educação, tecnologia e acolhimento humanizado”, afirma Colodetti.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico