Seis novos casos foram divulgados neste domingo, com três em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um em Alagoas

Mais cinco casos de infecção pelo SARS-CoV2 (coronavírus, que causa a doença Covid-19) foram confirmados neste domingo (8) no Brasil. O Ministério da Saúde afirmou que são três novos registros em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um em Alagoas. A pasta ainda monitora 663 casos suspeitos, mas outros 632 já foram descartados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, neste fim de semana, oito países confirmaram seus primeiros casos de coronavírus. Com isso, já são 105.586 registros da doença em 102 nações, com 3.584 mortes.

A maior parte dos casos está concentrada na China, onde 80.859 pessoas foram infectadas, entre as quais 3.100 morreram. Fora do país asiático, foram 24.727 diagnósticos e 484 mortes.

Brasileira em estado grave no DF

A paciente do Distrito Federal infectada pelo novo coronavírus segue internada e teve “discreta melhora do quadro respiratório”, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde neste domingo (8). A mulher de 52 anos está em isolamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília.

A paciente é o primeiro caso confirmado da doença no Distrito Federal. De acordo com o boletim médico, o estado dela ainda é grave. Ela “apresenta síndrome respiratória aguda severa e tem comorbidades, que agravam o quadro clínico” e, por isso, segue com suporte ventilatório e hemodinâmico.

Avanço do vírus preocupa mundo

Várias medidas de segurança estão sendo aplicadas em diversos países na tentativa de impedir novos contágios. No sábado (7), a Itália decretou quarentena na região da Lombardia, que deve se estender até o início de abril. Essa e outras províncias do norte do país ficarão fechadas temporariamente e só poderá entrar e sair desses locais que tiver motivos graves, como trabalho ou família. De resto, cinemas, teatros, academias, clubes e outros locais públicos permanecerão fechados até segunda ordem.

Fonte: R7ES