Brasil enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (14/11), na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026

O Brasil enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (19/11), às 21h45 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Veja, a seguir, informações sobre onde assistir à partida, prováveis escalações, personagens, arbitragem e mais.

Brasil x Uruguai: onde assistir

Brasil e Uruguai nas Eliminatórias

A Seleção vem de empate com a Venezuela, por 1 a 1, fora de casa. O Brasil está na quarta colocação nas Eliminatórias, com 17 pontos – cinco a menos que a líder Argentina.

Já o Uruguai começou muito bem as Eliminatórias, mas, nos últimos meses, tem passado por crise, com jogadores demonstrando insatisfação com o técnico Marcelo Bielsa. De qualquer forma, a Celeste é vice-líder, com 19 pontos.

Empate frustrante com a Venezuela

Na última partida, o futebol envolvente e as muitas chances criadas na etapa inicial fizeram lembrar os velhos tempos, mas não passaram de uma falsa esperança. Em mais uma noite melancólica, a Seleção Brasileira caiu de rendimento e só empatou por 1 a 1 com a Venezuela.

Móvel, o trio formado por Savinho, Raphinha e Vini Jr. protagonizou a criação de jogadas no primeiro tempo. Foram várias chances empilhadas – e desperdiçadas – até que, aos 42′, o jogador do Barcelona cobrou falta com perfeição para abrir o placar e dar a justa vantagem ao Brasil.

Contudo, a superioridade no placar não durou muito. Já na volta para a etapa final, aos 38 segundos, Segovia recebeu assistência de Savarino e bateu firme, no alto, para deixar tudo igual. Pouco depois, Vini Jr. sofreu um pênalti. Ele mesmo cobrou e desperdiçou, para defesa de Rafael Romo. Dali para frente, a Seleção tentou, mas pouco fez, e amargou mais um resultado ruim.

Brasil x Uruguai: prováveis escalações

  • Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Savinho, Raphinha, Vini Jr e Igor Jesus. Técnico: Dorival Junior.
  • Uruguai: Rochet; Nández, Giménez, Mathías Olivera e Saracchi; Ugarte e Bentancur; Pellistri, Maxi Araújo e Rodrigo Aguirre; Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.

Personagens

“Logicamente que os resultados precisam ser melhores, eu reconheço isso. Nós temos essa necessidade. Acredito que ainda teremos coisas muito melhores para acontecer. A equipe vem dando uma resposta muito boa em muitos aspectos. Em outras, ainda tentando encontrar um equilíbrio um pouco maior. Feliz, eu não estou. Ainda poderíamos estar bem melhores. Mas acredito eu que essa equipe cresceu muito e tem ainda possibilidade de uma melhora grande. Nós estamos começando a encontrar nomes importantes, que estão assumindo um papel de protagonismo. E tudo isso vai acontecer com o tempo. Trabalho e repetição”Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira

“É um pedido, não abandonem a Seleção Brasileira, não deixa de lado, não. É o meu terceiro ciclo de Copa, posso dizer com toda certeza que todos que estão aqui estão vindo com muito orgulho, muita esperança, fé. A gente vive como se fosse o último dia da nossa vida, uma oportunidade única. Sempre venho com muito orgulho, vestir a camisa da Seleção é sempre um momento de muita felicidade. Às vezes o resultado não vem, é difícil, mas a gente veste a camisa com muita dignidade”Marquinhos, zagueiro do PSG e da Seleção Brasileira

Arbitragem de Brasil x Uruguai

  • Árbitro: Piero Maza (CHI)
  • Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Jose Retamal (CHI)
  • VAR: Juan Lara (CHI)

Convocação do Brasil

  • Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Defensores: Danilo (Juventus), Dodô (Fiorentina), Abner (Lyon), Alex Telles (Botafogo), Léo Ortiz (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham),
  • Atacantes: Raphinha (Barcelona), Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Savinho (Manchester City), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Vinicius Júnior (Real Madrid)

Retrospecto de Brasil x Uruguai

  • Geral: 80 jogos, 38 vitórias do Brasil, 21 empates, 21 vitória do Uruguai.
  • Eliminatórias: 13 jogos, 6 vitórias do Brasil, 5 empates, 2 vitórias do Uruguai.

Classificação das Eliminatórias

Quarto nas Eliminatórias, com 17 pontos, o Brasil pode chegar à segunda colocação, com 19, em caso de vitória sobre o Uruguai. Contudo, para isso, a Colombia não pode vencer o Equador.

  1. Argentina – 22 pontos
  2. Uruguai – 19 pontos
  3. Colômbia – 19 pontos
  4. Brasil – 16 póntos
  5. Equador – 16 pontos
  6. Paraguai – 16 pontos
  7. Venezuela – 12 pontos
  8. Bolívia – 12 pontos
  9. Peru – 7 pontos
  10. Chile – 6 pontos

Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026 será realizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. O torneio contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase.

A distribuição das vagas para a Copa ocorrerá da seguinte forma:

  • Uefa (Europa): 16 seleções
  • CAF (África): 9 seleções
  • AFC (Ásia): 8 seleções
  • Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções
  • Conmebol (América do Sul): 6 seleções
  • OFC (Oceania): 1 seleção
  • Play-off (todos os continentes): 2 seleções

Pentacampeão mundial, o Brasil precisa terminar as Eliminatórias entre os seis primeiros para se classificar diretamente à Copa. O sétimo colocado da Conmebol participará dos playoffs com adversários de outros continentes.

Fonte: No Ataque