Veículo pegou fogo e corpos das vítimas foram ‘completamente carbonizados’; apenas sete passageiros conseguiram sobreviver

Um incêndio em um ônibus matou 46 pessoas, entre elas 12 crianças, nesta terça-feira (23) nos arreadores da cidade de Bosnek, localizada a 40 quilômetros de Sofia, capital da Bulgária confirmou o Ministério de Interior do país.

Os corpos das vítimas foram “completamente carbonizados”, afirmou o titular da pasta, Boyko Rashkov, em entrevista concedida no local do incidente.

Apenas sete pessoas conseguiram sobreviver, saltando do veículo. Elas foram transferidas com ferimentos leves e queimaduras para um hospital na capital búlgara, onde estão internadas com condições classificadas como “estáveis”.

O veículo incendiado, que transportava, pelo menos, 52 pessoas, incluindo dois motoristas, tinha placa da Macedônia do Norte e estava voltando de uma viagem turística para Istambul, na Turquia.

O acidente, cujas causas ainda estão sendo investigadas, ocorreu por volta das 2h da madrugada [20h de segunda-feira (22) no horário de Brasília] na rodovia Struma, que liga Sofia a Blagoevgrad, de onde o ônibus se dirigia para a fronteira com a Macedônia do Norte.

O primeiro-ministro macedônio, Zoran Zaev, e o ministro de negócios estrangeiros, Buyar Osmani, viajaram para Sofia e se dirigiram para o local do acidente.

O premiê visitou os sobreviventes do acidente no hospital de emergência Pirogov e confirmou à imprensa que os passageiros do ônibus eram albaneses da Macedônia.

O primeiro-ministro interino da Bulgária, Stefan Yanev, descreveu o que aconteceu hoje como “uma enorme tragédia”.

“Esperamos poder aprender as lições desse trágico incidente e prevenir outros no futuro”, disse o chefe de governo, no local do acidente.

Os primeiros relatórios da polícia local indicam que o ônibus pode ter batido em um meio-fio ou grade, o que foi seguido por uma explosão, que destruiu completamente o veículo.

O ministro de Interior da Bulgária, Boyko Rashkov, disse que entre as várias hipóteses que são avaliadas, não é descartado que o motorista tenha dormido ou morrido antes do acidente, e por isso foi possível abrir as portas para os passageiros.

A rodovia foi fechada pelas autoridades na área do acidente.

Fonte: R7