Diretor do Butantan afirmou à CPI da Covid que já houve conversas iniciais com o Ministério da Saúde para aquisição da vacina

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quinta-feira (27) à CPI da Covid que há a previsão de disponibilizar ao menos 40 milhões de doses da ButanVac até o final do ano. 

A vacina foi anunciada pelo instituto, que pertence ao governo de São Paulo, como sendo a primeira a ser fabricada no Brasil. O governo federal em seguida também anunciou projetos para a produção de fármacos nacionais

Dimas afirmou à CPI que a expectativa é concluir rapidamente os estudos clínicos assim que houver autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Estamos produzindo 6 milhões, vamos produzir 18 milhões até julho em risco, produzir a vacina e deixar a vacina aguardando os resultados do estudo clínico. Sendo aprovada, nós já vamos estar com a vacina pronta, pra fornecer ao Brasil”, disse.

Segundo o diretor, já houve uma conversa inicial entre representante do Butantan e o Ministério da Saúde sobre ao imunizante. A intenção é fornecê-lo à rede pública de saúde ou então para países pobres ou em desenvolvimento. O Vietnã e a Tailândia são parceiros no projeto e já fazem a testagem em voluntários.

Fonte: R7