A Câmara Municipal de Guarapari divulgou, nesta terça-feira (17), a Portaria nº 6435/2020, em que adota uma série de medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus no município.

Entre elas, está a realização das sessões com presença apenas dos vereadores, servidores do administrativo que auxiliam no desenvolvimento das sessões e três funcionários da empresa contratada para transmissão das plenárias.

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), explicou que a medida foi tomada para atender as orientações dos Governos Federal e Estadual. “Estamos vivendo a pandemia do coronavírus e a orientação do governo e dos profissionais da saúde é evitar aglomerações. Então decidimos adotar medidas preventivas para proteger a população. A imprensa, os assessores dos parlamentares e os cidadãos não poderão entrar no plenário para evitar a propagação da doença em nossa cidade, mas eles vão poder acompanhar o andamento das sessões através da transmissão da Tv contratada para prestar esse serviço para a Câmara”, afirmou Enis.

Outras medidas adotadas pela Casa de Leis são a suspensão das reuniões das Comissões Permanentes e Temporárias, das sessões solenes, das audiências públicas e de outros eventos da Câmara e externos e a suspensão do atendimento ao público por até 15 dias, podendo ser prorrogável.

Para não paralisar as demais atividades do Legislativo, a sede e o anexo irão funcionar em horário especial, das 12h às 18h, com acesso dos gabinetes e dos setores administrativos limitado a apenas um servidor, que irá trabalhar em regime de escala.