A Câmara de Guarapari promoverá uma sessão solene nesta quinta-feira (25/11), às 18 horas, no Plenário Ewérson de Abreu Sodré, em homenagem ao “Dia Nacional do Criador de Cavalos”, que é comemorado anualmente, na data de 24 de novembro, em todo o Brasil. No município de Guarapari, os vereadores irão homenagear um total de 25 criadores, cuidadores e amantes do cavalo, com a entrega de honrarias concedidas em nome do Poder Legislativo.

O proponente da solenidade foi o vereador Zé Preto (Patriota), que recebeu total apoio da Mesa Diretora e de todos os parlamentares da Câmara de Guarapari, como um importante gesto de reconhecimento e valorização da equinocultura: setor produtivo que movimenta uma média de R$ 16,5 bilhões por ano, no Brasil, e que gera um total de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos, inclusive em Guarapari.

“O Estado do Espírito Santo ocupa o 5º lugar, no país, em número de cavalos da raça Mangalarga Marchador. E Guarapari, que possui a maior quantidade de haras do Estado, conta com mais de 800 criadores filiados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). São animais de destaque em nível nacional e alguns, inclusive, já foram considerados como os melhores do Brasil, por diversas vezes”, informou o vereador Zé Preto.

Já o presidente da Câmara de Guarapari, vereador Wendel Lima (PTB), ressaltou que a população nacional de equinos é a quarta maior do mundo, com cerca de 5,6 milhões de animais, incluindo cavalos de raça, cavalos de lida, de lazer, de competição e terapia. 

“O cavalo continua sendo decisivo para o desenvolvimento de atividades pecuárias e agrícolas na grande maioria das propriedades rurais produtivas do Brasil. O agronegócio equino envolve vários fornecedores de insumos, produtos e serviços para a criação dos animais, tais como medicamentos, rações, selas e acessórios, e demanda serviços de veterinários, treinadores, transportadores e pesquisadores”, disse Wendel.

CONFIRA A LISTA DOS HOMENAGEADOS:


IMERO MESQUITA DEVENS

VICTOR CAPELLI SOUZA

MARIA FERNANDA DA ROCHA

HUMBERTO LUIZ WERNERSBACH FILHO

LAUDIR CORDEIRO DOS SANTOS

JOÃO PAULO VIMERCATI

LUIZ MANOEL GUIMARÃES DA FONSECA

ADEMIR JOSÉ GOMES PEREIRA ( ZÉ PRETO)

ALDENORA MARINHO DE ARAÚJO

FRANCISCO DO NASCIMENTO ALVARENGA

TONY DE AZEVEDO BENJAMIM

MARCELA BUCHER BINDA

ANDRÉ PRUDENCIO FIGUEREDO

SABASTIÃO GOMES MORAES

GEORGE SILVA ALVES

JOSÉ FERNADES BATISTA

HERBERT MARTINS DE ASSIS

FÁBIO GOMES VIEIRA

JONAS COSTALONGA

ANA JULIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA

AGRIMALDO PEREIRA

CLEITON BURINI BORGES

UBIRAJARA ANDRÉ SANTOS

JOÃO PAULO DA MATTA ANBROSIO

Fonte:CMG