A noite desta quarta-feira (11/08) foi marcada pela realização de uma audiência pública, no Plenário Ewerson de Abreu Sodré, sobre o tema “Compensações Ambientais – Enseada Azul”.
O encontro – destinado ao debate de questões ambientais que envolvem as praias localizadas na região da Enseada Azul – foi proposta e organizada pela Comissão Permanente de Serviços, Obras Públicas e Fiscalização da Câmara de Guarapari, formada pelos vereadores Denizart Zazá (presidente), Oldair Rossi (relator) e Léo Júnior (membro).
Para esta importante discussão, o Legislativo contou com a participação do subsecretário municipal de Meio-Ambiente e Agricultura (SEMAG), Murilo Tardin; do representante técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), Fernando Silva; do dirigente da Associação dos Moradores da Enseada Azul (AMEAZUL), Sr. Gilvan; e do representante da empresa P2 Ambiental, Adriano Pavesi.
Após a abertura dos trabalhos, os representantes do IDAF e da empresa P2 Ambiental, Fernando Silva e Adriano Pavesi, respectivamente, expuseram o planejamento e os avanços obtidos por meio das ações de preservação ambiental realizadas em conjunto com a SEMAG e a SEMAP.
O presidente da Comissão Permanente de Serviços, Obras Públicas e Fiscalização da Câmara de Guarapari, vereador Denizart Zazá (Podemos), foi enfático ao expor as solicitações da AMEAZUL e completou informando que esteve presente em algumas reuniões, no local, e que conhece as compensações ambientais propostas para a região.
Já o relator Oldair Rossi (DEM) ressaltou que continuará em busca de maior transparência às ações compensatórias destinadas à preservação ambiental das praias da Enseada Azul e garantiu que não admitirá nenhum tipo de “jogada política” envolvendo este assunto. Oldair encerrou sua fala sugerindo a inclusão de matéria versando sobre o tema “meio ambiente”, na grade escolar das escolas municipais.
Após as explanações feitas pelos vereadores, as equipes técnicas da SEMAG e do IDAF apresentaram um resumo de suas atividades, colocaram seu atendimento e suporte de apoio à disposição, e também apontaram a importância da conscientização dos moradores da Enseada Azul, para a preservação ambiental das praias da região. Os técnicos salientaram, ainda, a necessidade da intervenção e do acompanhamento da AMEAZUL, no que se refere à manutenção das praias e à limpeza da orla.
Em seguida, o representante da P2 Ambiental, Adriano Pavesi, entregou ao presidente da Comissão de Serviços, Obras e Fiscalização da CMG, vereador Denizart Zazá, cópias de dois projetos relacionados ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) da compensação ambiental. Trata-se de um conjunto de medidas, ferramentas e materiais que poderão propiciar maior equilíbrio ao meio ambiente e maiores chances de recuperação natural das áreas degradadas.
Por fim, a Srª Larisse, moradora da Enseada Azul, solicitou acesso aos documentos do PRAD e pediu que a Câmara de Guarapari promova mais uma audiência pública sobre o tema, para que um número maior de moradores da região possa participar.
Fonte: CMG