Um caminhoneiro vindo do Pernambuco, com uma carga de 31 toneladas de rochas ornamentais, foi encaminhado à delegacia regional após ser parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Guarapari, durante uma ação de fiscalização no km 345 da BR101. Sob efeito de rebite, ele já estava dirigindo há 40 horas, sem descanso.

Treze comprimidos da substância, que é uma droga derivada de anfetamina, foram encontrados no panel do veículo. Segundo o motorista, a droga foi adquirida por R$ 30 em um posto de combustível no município de Arizona (PE).

Tacógrafo apontou que o motorista dirigiu por quase 40 horas sob efeito de rebite

Tacógrafo apontou que o motorista dirigiu por quase 40 horas sob efeito de rebite. (Divulgação/PRF)

O rebite é capaz de manter o condutor acordado por longos períodos, entretanto, após algumas horas, acaba tendo um efeito nocivo, uma vez que, depois de muito tempo sem dormir, a pessoa perde a noção da realidade, cria uma mistura de sensações no cérebro, ocasionando paranoia, síndrome de perseguição e outros problemas associados, levando perigo aos usuários das rodovias brasileiras, conforme destacou a PRF.

Ainda segundo a corporação, o motorista afirmou que fazia uso constante da droga para prolongar o tempo de direção, permitindo que aumentasse o número de viagens e, consequentemente, a soma recebida com o serviço de transporte.

Fonte: A Gazeta