Mutirão também cadastrou 58 pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea
Juntar forças com o objetivo de salvar vidas. Esse foi o objetivo da campanha “Fazer o bem tá no sangue”, que aconteceu nos dias 23 e 24 de março, na Cedtec Guarapari, na Praia do Morro, fruto da parceria da Cedtec e HIFA Guarapari, com o apoio do Conselho de Radiologia do Espírito Santo.
Segundo a equipe do Hemoes, foram triadas 162 pessoas, dessas, 144 conseguiram doar. Também houve o cadastramento no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que totalizou 58 pessoas cadastradas.
A servidora pública, Lívia dos Santos Marques, foi a primeira doadora da ação. “Essa é a segunda vez que eu realizo a doação. A primeira foi para ajudar um conhecido aqui da cidade. Após este ato pensei: por que não ajudar outras pessoas? Embora eu estivesse disposta a realizar, não ter um banco de sangue em Guarapari dificulta a doação, então quando soube da campanha não pensei duas vezes, era a oportunidade que eu precisava”, disse.
Lilian Saraiva, coordenadora de enfermagem Cedtec, ressaltou que esta é a segunda vez consecutiva que traz a campanha pra a cidade em parceria com o HIFA Guarapari. “O nosso objetivo foi tornar viável a doação de pessoas que muitas vezes não conseguem ir até Vitória. Além de estimular aquelas que ainda não são doadoras e se tornarem”, ressaltou.
Para o HIFA, a campanha é ainda mais importante. “Nós temos em nossa unidade uma agência transfusional que também precisa de sangue. As bolsas são repassadas pelo Hemoes sempre que temos a necessidade. Então nós também precisamos contribuir e ajudar a promover doações. Além desta campanha direcionada a toda a população, realizamos frequentemente também doações internas. A cada dois, três meses, levamos nossos colaboradores a Vitória para fazerem as suas doações e realizamos ações pontuais nos dias nacional e internacional do doador de sangue”, finalizou.
Rodada do bem
Ao longo os dois dias, o HIFA também realizou o jogo Rodada do Bem, uma forma lúdica de levar informações sobre a doação de sangue. Enquanto esperavam para realizar a sua doação, as pessoas eram convidadas a rodarem a roleta e podiam responder perguntas dos seguintes temas: alimentação, pontos de coleta, ônibus Hemoes, bolsa de sangue, restrições para doar, doador, solidariedade, sangue e doação. Aqueles que acertavam as perguntas ganhavam brindes.
“A forma lúdica sempre é uma excelente opção para transmitir informações de forma leve. Então selecionamos curiosidades da doação de sangue e enquanto a pessoa aguardava para realizar cadastro, passar pela triagem e de fato doar, elas tinham a oportunidade de desmitificar situações relacionadas à doação, além de interagirem não só com a nossa equipe, mas com os outros doadores. E o resultado foi bem positivo, ao mesmo tempo em que descontraíram, aprenderam e os ganhadores ainda levaram para casa copos, chaveiros e chocolates com a temática da campanha”, finalizou a coordenadora de marketing do HIFA, Karina Peixoto.
Fonte: HIFA