A bateria é do mesmo tipo usada em bicicletas elétricas; cena foi registrada pela câmera de segurança do elevador
Um sujeito entra em um elevador carregando uma bateria portátil de lítio, do mesmo tipo usada em bicicletas elétricas. Assim que a porta se fecha, a bateria começa a soltar fumaça e, em poucos segundos, explode.
O episódio ocorreu na China, em outubro do ano passado, mas viralizou nas redes do Brasil apenas agora. As câmeras gravaram ainda funcionários prestando socorro ao homem. Logo a seguir, ele é resgatado com vida, mas não resistiu e morreu meses depois.
Baterias de lítio
As baterias de íons de lítio são muito usadas em equipamentos eletrônicos e veículos elétricos. Elas têm uma tecnologia para evitar com que os átomos de lítio não entrem em contato com o oxigênio, o que produz oxidação e explosão.
Os incêndios que esses tipos de baterias provocam são rápidos, intensos, difíceis de conter ou extinguir e podem produzir gases e fumaças perigosas. É importante, por conta disso, observar se os produtos eletrônicos adquiridos e que usem baterias de íons de lítio são especificados pelas agências fiscalizadoras, que atestam a qualidade e a segurança dos equipamentos.
Fonte: Forum