Abono salarial, Reajuste previsto para 2022, levantamento sobre os recursos do FUNDEB aplicação dos 25% do orçamento municipal na Educação e progressão de carreira para o próximo ano. Esses serão os principais temas em debate na “Mesa Redonda sobre a Educação Municipal”, que a Câmara de Guarapari estará promovendo nesta quarta-feira (15/12), às 15 horas, no Plenário Ewerson de Abreu Sodré.

O encontro – que deverá reunir professores, diretores escolares, pedagogos, cuidadores, servidores administrativos e representantes do Sindiupes e de outras organizações sindicais das demais categorias da Educação, –, está sendo proposto e organizado pelos membros da Comissão Permanente de Educação e Cultura da CMG, formada pelos vereadores Professor Luciano (presidente), Fábio Veterinário (relator) e Dito Xaréu (membro), com o apoio irrestrito da Mesa Diretora e demais parlamentares da Casa. 

Vereador Wendel Lima (presidente da Câmara de Guarapari)

“A educação transforma realidades. Mas não existe uma educação pública de boa qualidade sem bons professores e sem servidores dedicados, interessados e comprometidos com os resultados do seu trabalho. Nós sabemos disso e, por esta razão, queremos continuar garantindo um ensino de excelência na rede municipal. Mas para isso, temos que cobrar investimentos contínuos do Poder Executivo na valorização, qualificação, desempenho e motivação dos profissionais do nosso  Magistério”, avaliou o presidente da Câmara de Guarapari, vereador Wendel Lima (PTB), que também é professor e que já foi Adjunto da Secretaria Municipal de Educação.

Vereador Professor Luciano  (presidente da Comissão de Educação)

“Todos os professores da rede de ensino do município de Guarapari possuem graduação universitária e participam de um importante processo de formação. E todos os servidores da Rede Municipal de Educação trabalham com o mesmo empenho e dedicação. Mas não podemos esmorecer em nossa luta por melhores salários e melhores condições de trabalho, e nem por adicionais de progressão na carreira, abonos, ticket-alimentação e reajustes anuais. Esta é a razão pela qual continuamos discutindo temas pertinentes, de forma interna, e também mantendo sempre aberto nosso canal de diálogo e negociação com a Secretaria Municipal de Educação”, disse o presidente da Comissão de Educação da CMG, vereador Professor Luciano (PDT).

Vereador Fábio Veterinário (relator da Comissão de Educação)

“Também precisamos saber mais sobre a aplicação e a destinação das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), em Guarapari. Este fundo especial, de natureza contábil, é composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios, vinculados à educação, conforme disposto nos arts. 212 e 212-A da Constituição Federal”, adiantou o relator da Comissão de Educação da Câmara de Guarapari, vereador Fábio Veterinário (PSB).

Vereador Dito Xaréu (membro da Comissão de Educação)

“Esta Mesa Redonda que a Comissão de Educação da Câmara Municipal vai realizar, sobre a Educação, é uma ação muito positiva na busca do fortalecimento, da valorização e do apoio à luta dos profissionais que operam o modelo educacional da educação pública do nosso município. Se Guarapari tem obtido os melhores desempenhos e notas, nas últimas edições do IDEB, na Região Metropolitana da Grande Vitória, é porque aqui, em nossa cidade, os 22 mil alunos que estudam nas 64 escolas municipais contam com o trabalho de quase 2.600 servidores, incluindo um corpo docente formado por profissionais altamente preparados. Não é por acaso que o município aumentou o número de aprovados no IFES, reduziu a evasão escolar e aumentou o índice de aprovação”, afirmou o vereador Dito Xaréu, membro da comissão.

Fonte: CMG