Próximo de acerto com o Rubro-Negro, uruguaio tem a versatilidade como uma das grandes virtudes
Próximo de acertar com o meio-campista Nicolás De la Cruz, o Flamengo pode ganhar mais um “coringa” no elenco. Detalhes separam a assinatura do uruguaio do River Plate com o clube rubro-negro. Além de um jogador de muita qualidade e com currículo vitorioso, o técnico Tite deverá contar com um atleta extremamente versátil, que pode desempenhar diferentes funções e possibilitar a utilização de variados esquemas táticos.
Criativo e com bom passe, De la Cruz costuma jogar como um meia-armador. No 4-2-3-1 do técnico Martín Demichelis, o uruguaio está habituado a atuar como um camisa 10, ocupando a mesma faixa de campo dominada pelo compatriota Giorgian de Arrascaeta no Flamengo. No entanto, diferentemente do ídolo rubro-negro, o provável reforço também desempenha o papel de segundo volante, hoje executado por Gerson.
Apesar de ter características diferentes, De la Cruz pode ser comparado ao ex-Fluminense na questão da versatilidade. Quando chegou ao Flamengo em 2019, Gerson foi apelidado de Coringa devido à capacidade de ocupar diferentes posições. O uruguaio pode surpreender a torcida da mesma forma, caso seja o desejo do técnico Tite.
Além de meia-atacante ou segundo volante, De la Cruz pode armar o jogo a partir do lado do campo, como faz Éverton Ribeiro, por exemplo. Diferentemente do veterano rubro-negro, porém, o jogador do River Plate é destro.
De la Cruz foi campeão da Libertadores com o River Plate em 2018 (Foto: Reprodução/River Plate)
Com toda essa versatilidade, De la Cruz pode possibilitar a Tite diferentes variações táticas, inclusive no decorrer das partidas. O urugaio poderia executar, por exemplo, o papel de Arrascaeta e Éverton Ribeiro no Flamengo de 2019. Essa opção seria uma saída para o treinador voltar a escalar Pedro e Gabriel Barbosa como dupla de ataque, o que não fez na reta final deste ano.
O Lance! traz abaixo algumas das opções táticas de Tite após a confirmação do acerto com De la Cruz. É claro que ainda existem outras tantas possibilidades, que podem aumentar com a possível chegada de outros reforços. Algumas posições, como a lateral-direta, ainda não tem um titular absoluto definido.
O Flamengo pagará a multa rescisória do atual contrato de De la Cruz com o River Plate, no valor de 16 milhões de dólares (R$ 79,1 milhões). Todos os detalhes financeiros com o jogador já estão acertados e a contratação está encaminhada. Para que seja efetivada, falta apenas o uruguaio assinar o contrato e fazer os exames.
Fonte: Lance