O governador ainda afirmou que há possibilidade de abertura de alguns setores do comércio a partir do dia 20

O governador Renato Casagrande anunciou na tarde deste sábado (11) que os comércios não essenciais continuarão fechados por mais uma semana, até o dia 19 de abril. 

Somente os serviços essenciais à população permanecem abertos, como: supermercados, pet shop, distribuidores de gás de cozinha, padarias, postos de combustíveis, comércios atacadistas, feiras livres, lojas de conveniências e restaurantes. 

Na última semana, Casagrande flexibilizou a abertura de outras atividades comerciais, sendo as lojas que vendem chocolate – por conta do período de Páscoa -, materiais de construção e de serviços automotivos. As lojas trabalham com a carga horária reduzida, sendo das 10h até as 16h. 

POSSIBILIDADE DE ABERTURA

Casagrande afirmou ainda que há possibilidade da abertura de alguns setores do comércio a partir do dia 20.  A decisão irá acontecer após avaliação de uma equipe do governo. Ainda segundo o governador, a nova análise já começa na próxima segunda-feira (13).

“Um grupo de trabalho nosso vai conversar com o setor produtivo, com os trabalhadores, com os empreendedores, com o Ministério Público, e outras instituições, para que semana que vem a gente construa possibilidades de retomada segura de algumas atividades a partir da outra segunda-feira”, afirmou o governador.

CENTRO COMERCIAL LOTADO EM CARIACICA

Apesar do isolamento social, durante o feriadão de Páscoa, alguns locais da Grande Vitória estavam movimentadas, principalmente nas regiões comerciais. O governo do Estado já havia liberado a abertura parcial de algumas lojas que vendem ovos de páscoa neste período, para que as empresas pudessem vender o estoque e assim evitar prejuízos maiores.

Na região de Campo Grande, em Cariacica, durante a manhã deste sábado (11), o movimento era intenso, com muitas pessoas nas ruas e até mesmo filas do lado de fora das lojas de chocolates. A maioria não estava utilizando máscaras e também não mantinha o distanciamento recomendado. A fiscalização da Prefeitura de Cariacica esteve no local para tentar diminuir aglomeração. Além disso, segundo comerciantes da região o movimento já estava intenso deste a última quinta-feira (9).

383 CASOS CONFIRMADOS NO ES

Na noite deste sábado (11), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que o Espírito Santo registrou o total de 383 casos do Novo Coronavírus.

Ainda segundo a secretaria, dos casos confirmados, 41 pacientes já estão curados, 268 estão em isolamento residencial e 65 estão internados, sendo 43 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Nove óbitos foram confirmados e seis seguem em investigação.

Fonte: Folha Vitória

.