CEO conta que tecnologia exclusiva ajudará a salvar vidas e irá impedir propagação do vírus
A empresa BillionToOne anunciou nesta quarta-feira (8) a criação de um novo protocolo de testes para Covid-19. O novo método possui baixo custo e alta precisão, além de poder realizar mais de 1 milhão de testes por dia.
O CEO da empresa Dr. Oguzhan Atay conta que a tecnologia exclusiva ajudará a salvar vidas e irá impedir a propagação do vírus. Especialistas da área de saúde afirmam que são necessários testes extensivos, mais de dez vezes a capacidade atual, para impedir a disseminação do coronavírus em todo o mundo.
A tecnologia de testagem atual de PCR (qPCR) não suporta o volume de testes necessários para uma resposta rápida ao vírus. Além disso, o aumento elevado da demanda pelos mesmos reagentes e instrumentos causou escassez de suprimentos.
A nova tecnologia desenvolvida pela BillionToOne utiliza o algoritmo patenteado da qSanger ™, que tem uma capacidade de sequenciamento 30 vezes maior, e executa automaticamente 3.840 testes por dia. Entretanto, existem centenas de instrumentos disponíveis apenas no Projeto Genoma Humano, liberando a capacidade de milhões de testes por dia em todo o mundo. Além disso, a empresa utiliza outro produtos químicos para as testagens, o que aumenta a produção.
O sistema de sequenciamento do genoma do vírus, garante a precisão do exame. O método é de fácil aplicação e manuseio. Qualquer laboratório com sequenciadores Sanger poderá adotar.
Fonte: Jornal de Brasília