Foram abertos 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria. Segundo a Sesa, a previsão é de que mais 15 leitos de UTI e 27 de enfermaria sejam entregues ainda em maio

O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (30) a abertura de 40 novos leitos adultos exclusivos para o atendimento a casos do novo coronavírus. Os novos leitos vão funcionar em um espaço anexo ao Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

A expansão faz parte do programa estadual “Leitos para Todos” e vai ser gerenciado pela organização social Instituto Acqua, que administra o hospital. Ao todo, foram abertos 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 de enfermaria. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a previsão é de que mais 15 leitos de UTI e 27 de enfermaria Covid-19 sejam entregues ainda em maio. O novo espaço terá acesso independente da unidade pediátrica, assim como equipe médica e assistencial diferentes. O acesso aos leitos será via Regulação Estadual e/ou pelo SAMU 192.

“A estrutura desses novos leitos ficou extraordinária. A partir de segunda-feira, vamos colocar esses leitos para atendimento de pacientes da covid, mantendo uma estrutura mais segura de tratamento da doença. Passamos por momentos de muita pressão no sistema de saúde no Espírito Santo, mas não faltou leito para ninguém que dependesse de uma UTI ou enfermaria. Isso foi importante, porque mostrou a capacidade de planejamento que o Estado tem e conseguimos atender todo mundo. Agora, graças a Deus e ao trabalho que a gente fez, começamos a observar uma redução da pressão sobre o sistema hospitalar”, disse o governador Renato Casagrande, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os novos leitos, a princípio, seriam destinados ao atendimento pediátrico. A obra foi realizada pelo Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), com investimento de R$ 9,6 milhões. Com a pandemia do da covid-19, o perfil de atendimento foi modificado para auxiliar a rede hospitalar capixaba no enfrentamento à pandemia.

Segundo a Sesa, o total de investimentos com recursos do Estado é de aproximadamente R$ 5,6 milhões em equipamentos. Além disso, foram enviados para a unidade 30 dos 230 novos respiradores adquiridos pelo governo do Estado e que chegaram no último sábado (24). A Secretaria da Saúde ressaltou ainda que, ao final da pandemia, o perfil temporário de atendimento a pacientes adultos para a covid-19 será revertido para a qualificação da atenção pediátrica.

Início das atividades

O diretor-médico do Instituto Acqua, Weber Balhester, explicou que a partir da próxima segunda-feira (03) o anexo já vai poder receber os pacientes transferidos pela Regulação Estadual. “Nesta sexta-feira e no final de semana faremos treinamento com os profissionais que irão trabalhar na Ala Covid e passar todas as orientações necessárias. O Instituto já vem administrando hospitais Covid desde o início da pandemia e, por isso, temos muita experiência na área, em termos de administração, fluxo, admissão, alta e protocolos assistenciais. Tudo isso será utilizado aqui no Himaba”, pontuou.

Além da preocupação na gestão do espaço, medidas para promover a humanização do atendimento também serão adotadas. “Já que não haverá acesso de familiares dos pacientes ao local, além do boletim médico que será enviado diariamente para a família, por e-mail, com a evolução do paciente, vamos disponibilizar ainda a videochamada entre o médico e o familiar de cada paciente, todos os dias. Essa proximidade entre o profissional e a família traz mais confiança no tratamento. Aqueles pacientes que têm condições de conversar poderão também falar por videochamada, com a ajuda da equipe de enfermagem”, disse Balhester.

Fonte: Folha Vitória