As regras desta classificação, no entanto, só entram em vigor quando Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha também alcançarem as metas

O município de Vitória alcançou, nesta quarta-feira (05), todas as metas estabelecidas pela matriz de risco e é a primeira cidade da Região Metropolitana do Espírito Santo a ser classificada como “risco muito baixo” para a transmissão da covid-19. 

As regras desta classificação, no entanto, só entram em vigor quando todos os municípios da microrregião, isto é, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha também alcançarem as metas. Enquanto isso, seguem em vigor na Capital as regras do risco baixo.

Até esta quarta, Vitória já aplicou 771.095 doses contra a covid-19, sendo 323.596 primeiras doses, 321.605 segundas doses ou dose única e 118.855 doses de reforço.

Entre os vacinados, 109,18% da população adulta já recebeu as duas doses ou dose única. A porcentagem mínima estipulada pela norma técnica da Secretaria Estadual de Saúde era de 80%. 

Vale lembrar que o percentual pode ultrapassar 100% porque muitas pessoas buscaram se vacinar em municípios vizinhos aos que residem.

Entre os adolescentes com idade entre 12 a 17 anos, já foram aplicadas a primeira dose da vacina contra covid-19 em 90,23% desse público, cumprindo mais uma condição da portaria 211-R. Além disso, 90,06% dos idosos de Vitória já receberam a dose de reforço.

Outro requisito da norma técnica alcançado pelo município foram os locais de testes de covid-19, disponibilizados em diversas unidades de saúde, e no Centro de Testagem, na Ilha de Santa Maria.

A conquista das metas foi celebrada pela secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen. 

“Atingir o risco muito baixo foi possível pois a gestão é marcada pela celeridade e por investimentos em estratégias resolutivas e dinâmicas a fim de garantir vacina recebida, vacina aplicada. Além disso, graças ao grande comprometimento das equipes com o SUS e com o município. Agradeço a todos os profissionais envolvidos e também aos nossos parceiros”, disse.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também agradeceu ao trabalhado dos profissionais da saúde. “É momento de comemorar com toda a cidade essa conquista. Parabéns aos trabalhadores da Saúde! Nosso lema desde o início foi ‘vacina chegou, vacina no braço’, e trabalhamos muito para que essa dose de saúde, esperança e vida chegasse para todos os munícipes”, disse.

Fonte: Folha Vitória