As medidas vão ser alteradas depois que houve aumento no número de casos e de mortes

Atividades de alguns setores terão maiores restrições a partir da próxima segunda-feira (23). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em transmissão ao vivo pelas redes sociais no final da tarde desta quarta-feira (18).

Durante a tarde, o governador fez uma reunião de emergência com secretários e representantes da Assembleia Legislativa (Ales), Tribunal de Justiça (TJES), Tribunal de Contas (TCEES), Ministério Público (MPES), Defensoria Pública, além de integrantes do setor produtivo para falar sobre o aumento do número de casos de Covid-19 no território capixaba. 

De acordo com Casagrande, nas últimas semanas, o Estado interrompeu a queda no número de mortes causadas pela doença, entrando em um período de estabilização desse número. 

Além disso, explica o governador, as cidades capixabas vivem um aumento no número de casos ativos e isso gerou uma “leve pressão” sobre o serviço de saúde, resultando no crescimento da ocupação dos leitos. 

Para Casagrande, esses índices representam um sinal de alerta. Diante dessa sinalização, o chefe do Executivo informou que, a partir de segunda-feira (23), algumas atividades vão sofrer mais restrições. 

“Vamos mudar medidas qualificadas para passar a valer a partir de segunda. Vamos ter uma menor restrição para ambientes com controle e um pouco mais de restrições para ambientes, onde é mais difícil ter esse controle e as pessoas não usam máscara e aglomeram”, afirma ele. 

Segundo Casagrande, a equipe de governo ainda está discutindo as mudanças que serão feitas e elas serão apresentadas a sociedade na próxima sexta-feira (20), junto com o novo mapa de risco para o Estado. 

O governador ressalta que a matriz de risco prevê a mudança das cidades do risco baixo para moderado, caso a ocupação dos leitos de UTI passe de 50% – atualmente, esse número está em 48,95%, considerando as 715 vagas potenciais que o governo dispõe. 

No mapa de risco atual, válido até o próximo domingo (22), 76 cidades capixabas estão classificadas como risco baixo para transmissão do novo coronavírus. Apenas Ecoporanga e Santa Teresa estão no risco moderado.

“Não estamos na segunda onda”, garante Casagrande

Ao comentar o aumento dos número de casos e mortes por Covid-19 no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande garantiu que o Estado não vive uma segunda onda da doença.

“Não estamos vivendo a segunda onda aqui. Achamos que essa é a primeira onda, porque não zeramos os casos e as mortes aqui no Espírito Santo. Espero que, de fato, com a colaboração de todos, a gente consiga controlar”, disse.

Segundo Casagrande, nesses últimos meses pelo fato de o Estado ter conseguido reduzir as mortes, casos e a ocupação de leitos “as pessoas ficaram mais a vontade e a interação aumentou”. Assim, ele pediu aos capixabas que continuem com os cuidados: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. 

Em relação ao aumento de casos, o governador reforçou que as cidades ampliaram a testagem de pacientes com suspeita da Covid-19. “Antes fazíamos a testagem em pessoas com algum sintomas, mas com mais de 45 anos. Agora ,fazemos em todas e recomendamos a testagem dos familiares dela também”, afirmou.

Com a aproximação do verão, o governador fez um alerta de que ainda não há vacina disponível contra a Covid-19 e, mesmo que ela fique pronta, toda a população não será vacina imediatamente, por isso pediu cuidado com aglomerações e apela para a continuidade dos cuidados. 

Fonte: Tribuna online