De acordo com N´ésio Fernandes, em setembro mais medidas para flexibilização de setores e atividades sociais devem ser tomadas

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin, atualizaram os dados sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus no Espírito Santo.

Uma das novidades é de que a decisão para a retomada das aulas presenciais pode sair ainda nesta semana, num anúncio do governador Renato Casagrande.

De acordo com Nésio, o mês de agosto deve se consolidar como o mês de transição para a queda de casos e mortes e que em setembro, mais medidas para flexibilização de setores e atividades sociais devem ser tomadas.

Nésio reforçou que a retomada de algumas atividades dependem da colaboração de toda sociedade, que deve manter os cuidados sanitários, adesão a etiqueta respiratória, uso de máscaras e de distanciamento.  “A pandemia não acabou. Nós temos ainda uma longa jornada até a chegada da vacina”, lembra o secretário.

Ainda segundo Nésio, mesmo o Estado já ter passado o pior momento de números de casos e mortes, a situação ainda requer cuidado.

Casos de Reinfecção

No Estado, até o momento, nenhum caso de reinfecção por coronavírus foi confirmado. De acordo com Reblin, 17 casos foram desconsiderados e 4 investigados. Destes, 3 foram descartados e 1 caso teve resultado inconclusivo. As análises continuam.

Mapa de Risco

Segundo Reblin, o número de casos ativos é fundamental para determinar a classificação das cidades no Mapa de Risco no Espírito Santo e, consequentemente, na decisão para abertura de comércios e liberação de atividades.

Testagem em estudantes

Um projeto está sendo preparado pela Secretaria de Saúde e deve ser concluído ainda nesta semana para a realização de testes em estudantes. O monitoramento será fundamental para a retomada das aulas presenciais.

Fonte: Folhavitoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui