Dando continuidade ao trabalho de prevenção e monitoramento de áreas de risco geológico, na manhã dessa terça-feira (5), a equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou um voo com drone no bairro Sagrada Família. De acordo com o diretor operacional Gilvandro Pinto, o objetivo do mapeamento aéreo é atualizar as informações da região já conhecida pela equipe do setor.
Somente este ano, foram realizados seis voos, onde foram mapeados os bairros Ataíde, Ilha da Conceição, Planalto, Aribiri, Cavalieri e, agora, Sagrada Família. O trabalho é constante e com planejamento.
O mapeamento aéreo é uma forma de aquisição de dados, registrados por meio de drones. Com estas informações detalhadas em alta definição com foto e vídeo é possível monitorar as áreas de risco e traçar um planejamento anual de prevenção. As áreas de risco podem ser encostas, terrenos montanhosos, blocos rochosos, espécies de vegetação inadequada, dentre outras, que permite uma análise detalhada desses locais, determinando os pontos de risco para população daquela região.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil possui um drone moderno capaz de trazer maior precisão das áreas de risco mapeadas em razão da capacidade de registrar fotografias oblíquas de baixa altitude.