Projeto do deputado Sergio Majeski foi aprovado por unanimidade e obriga bancos de sangue a entregarem resultado a doador em 48 horas

Os deputados aprovaram, na sessão virtual da manhã desta quarta-feira (29)  projeto do deputado Sergio Majeski (PSB) que garante gratuidade do teste de covid-19 aos doadores de sangue. A matéria foi aprovada por unanimidade e agora vai para sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

“Há registros que os estoques de sangue estão baixos e oferecer o teste gratuito para quem for doar vai estimular novas doações. O enfrentamento ao coronavírus é um desafio enorme e o engajamento social se faz muito necessário”, afirmou Majeski.

O projeto tem como objetivo contribuir com a solução de dois desafios atuais no Espírito Santo: aumentar o número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus.

Depois que a lei for regulamentada pelo governo, o doador terá direito ao exame de detecção de covid-19. No procedimento, a amostra de sangue será enviada ao Laboratório Central (Lacen) para a análise de detecção da doença, em até 48 horas após a coleta. O envio dos resultados para os doadores será feito de forma sigilosa, preferencialmente por meio eletrônico, e caso o teste dê positivo, a Secretaria de Estado de Saúde orientará o doador sobre os procedimentos de isolamento e tratamento necessários, informando ainda sobre a importância da doação do plasma trinta dias após a completa recuperação da doença para contribuir com o tratamento de outras pessoas.

Na rede particular, o valor do teste para a Covid-19 gira em torno de R$ 200 e a inclusão do exame nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo governo do Estado, com o Inquérito Sorológico.

Atualmente, nas unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), todo doador já tem o sangue testado e acesso aos exames sorológicos para Sífilis, Chagas, Hepatite B e C, HIV e outras doenças.

Fonte: Folha Vitória