Magistrado recebeu homenagens em sessão do Tribunal Pleno realizada na tarde desta quinta-feira, 07.
Após mais de 35 anos dedicados à magistratura capixaba, o desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho se despediu do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para desfrutar de sua aposentadoria, em sessão realizada na tarde desta quinta-feira, 07/03.
Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e capixaba de coração, o homenageado deixou o sonho de infância, de ser jogador de futebol, para seguir os passos do pai advogado e ingressar na carreira jurídica.
Desde 1988, quando passou a integrar o Poder Judiciário do Espírito Santo, percorreu diversos municípios do estado e atuou nas Comarcas de Presidente Kennedy, Pedro Canário, Alegre, Guaçuí, Iúna, Ecoporanga, Conceição da Barra, Barra de São Francisco, bem como nos Juizados de Direito de Viana, Vila Velha, Cariacica e Vitória, onde foi juiz titular da 9ª Vara Criminal por 16 anos e ocupou o cargo de diretor do Fórum. E após ser convocado para substituir outros desembargadores por diversas vezes, foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça no ano de 2010.
Elogiado por sua brilhante trajetória, o desembargador Telêmaco recebeu, das mãos do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr, e de sua esposa, filhas e netos, a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, por seu notável saber jurídico e contribuição à magistratura capixaba.
Além disso, todas as desembargadoras e desembargadores que compõem o Tribunal Pleno fizeram questão de ressaltar o compromisso do homenageado com a justiça e de lhe desejar muitas felicidades nesta nova etapa da vida.
O desembargador Dair José Bregunce, lembrou que muito caminho ainda existe para ser trilhado e que, certamente, seu entusiasmo e amor pela vida permanecerão. “Estimado colega e amigo, desembargador Telêmaco, na sessão de 28 de janeiro de 2011, neste Plenário, quando juntos fomos solenemente empossados como desembargadores, encerrei minha fala endereçando a Deus uma súplica, disse eu naquela oportunidade ‘Senhor, dá-me seguir manso, dá-me nunca me afastar do caminho do bem, dá-me chegar ao fim da carreira de magistrado e da vida com as mãos limpas’, não sei, amigo Telêmaco, se alcançarei ou não a graça suplicada. Mas estou certo de que você, no que diz respeito ao fim da carreira judicante a recebeu”, ressaltou Bregunce.
Neste mesmo sentido, manifestou o desembargador Annibal de Rezende Lima: “Aqui posso dar testemunho da maneira eficiente, firme, decidida, como vossa excelência tem exercido a judicatura. Vossa excelência fará muita falta a este Egrégio Tribunal de Justiça, vossa excelência fará muita falta à magistratura estadual. Quero desejar, nessa nova etapa da vida, que vossa excelência possa aproveitá-la, com saúde, com felicidade. Que vossa excelência, portanto, seja muito feliz e possa recolher no seu coração a manifestação de apreço e de estima de todos os seus colegas deste Egrégio Tribunal de Justiça”.
O desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho agradeceu pelas palavras amigas recebidas e falou da saudade que sentirá de todos com quem conviveu.
“Só tenho a agradecer pela caminhada até aqui, tive uma carreira honrada, que me encheu de alegria e satisfação. Desejo muito sucesso para todos os colegas, de primeiro e de segundo grau, e torço para que continuem a trilhar um caminho com muito profissionalismo, dedicação e paixão pelo que fazem. Levo comigo a lembrança dos melhores momentos em que vivemos juntos, de fato, a minha aposentadoria chegou e estou com o coração partido, porém, agradecido”, destacou.
E continuou o homenageado: “Completei quase 40 anos de serviço público, mas ainda não me sinto cansado, se me fosse dado o direito de recomeçar tudo, eu seguiria o mesmo itinerário de antes, fiz uma legião de amigos, dentro e fora do Judiciário, e honrei o meu cargo. Sentirei saudades, saudades do habitual e bom relacionamento com meus pares. E, principalmente, das discussões acentuadas que ocorriam neste plenário, diante de temas polêmicos, quando, repetidas vezes, dele participei. Despedida, é hora de despedida, portanto, é hora de externar o mais nobre dos sentimentos, ou seja, a minha gratidão e os agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para a minha caminhada neste Poder Judiciário”.
E o futuro? O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB), José Carlos Rizk, enfatizou que a OAB está de braços abertos para receber o desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho.
“A Ordem empresta os melhores quadros dela para os Poderes e nós emprestamos o senhor por muitos e muitos anos para o Judiciário e a vida de Vossa Excelência, inclusive a vida funcional, não finaliza no dia de hoje, quero ter a honra, de num momento breve, lhe entregar uma inscrição de número mais de 40 mil para que o senhor entregue à jovem advocacia do estado do Espírito Santo”, declarou Rizk.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES