A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, por meio da Gerência de Políticas Habitacionais, está realizando o Projeto de Trabalho Social no residencial do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no bairro Jabaeté. Nesta fase, as ações estarão voltadas para a qualificação profissional.

O Projeto Técnico Social envolve a correta ocupação desse espaço e as relações sociais. Dessa maneira, justifica-se a necessidade de exercício da gestão pública, buscando a participação e a inclusão dos moradores nos programas de cidadania e inclusão social que o município e o Governo Federal oferecem.

O Trabalho Social está dividido em eixos e, nesta terça-feira (11), foram retomadas as atividades no Residencial Vila Velha 3ª Etapa com a primeira reunião do plano de ação, na qual os moradores conheceram os plantões sociais, encontros e oficinas que estão agendados e também a realização de cursos profissionalizantes.

“Esses cursos serão ofertados após diagnóstico da carência de mão de obra local a se qualificar nas áreas a serem descobertas após os debates do Trabalho Social. É de suma importância para as pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho, que está cada dia mais concorrido, a oferta dessas qualificações por parte do poder público” – explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Miguel.

O objetivo é desenvolver estratégias para participação comunitária, favorecendo o comprometimento do beneficiário do programa Minha Casa Minha Vida, promovendo sua integração ao espaço habitacional, sua satisfação quanto à moradia própria e desenvolvimento comunitário, bem como sensibilizar e esclarecer sobre a importância do empreendimento para a sustentabilidade socioeconômica e do meio ambiente.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade