A consultora financeira Meden será responsável por assessorar a vinda de investidores para a Sociedade Anônima do Futebol grená

A Desportiva Ferroviária, a exemplo de vários clubes do futebol brasileiro, está caminhando para aderir à Sociedade Anônima do Futebol (SAF) como modelo de gestão do futebol. 

O clube anunciou nesta sexta-feira (10) a assinatura de contrato com a Meden, empresa de consultoria financeira, que será exclusivamente responsável para auxiliar o clube na transição à SAF.

“Buscando se atualizar a modelos de sucesso, tanto no Brasil quanto ao mundo afora, a Desportiva buscou uma referência na área da consultoria para dar início ao processo mais importante da história do clube. Desta forma, a Locomotiva busca acelerar e trazer o sucesso dela de volta”, afirmou o clube via assessoria de imprensa.

SAF

A Sociedade Anônima do Futebol é um modelo de gestão futebolístico caracterizado pela prática do esporte. Apesar de possuir um enquadramento societário próximo ao de uma S/A, o formato da SAF foi elaborado com o intuito de dar mais flexibilidade para os clubes captarem investimentos, negociarem as dívidas e aprimorarem o modelo de gestão/governança.

Para a criação da SAF, a mesma deverá estar prevista no Estatuto Social do clube em questão. Neste modelo, existem duas maneiras de dar seguimento ao processo: a própria Associação virar SAF ou o registro de uma nova empresa na junta comercial da Associação.

Assim como aconteceu com os clubes brasileiros que aderiram este novo modelo, após a criação da SAF, a Associação parte para a busca de um investidor, seja ele financeiro e/ou estratégico, para ser seu sócio na nova empresa. 

Porém, neste caso, deve ser considerado se as partes estão alinhadas com o projeto desportivo (futebol profissional e de base), com o plano de investimentos em novos ativos e com o plano de pagamento da dívida. 

Adicionalmente, o montante a ser aportado na nova empresa, em troca de uma determinada participação em ações, o que também deverá ser analisado.

Sendo assim, após a criação da sociedade, o investidor aporta recursos na nova empresa. Já a associação fará seu aporte para aumento de capital mediante a integralização de bens e direitos. 

Outra forma de captação de recursos para SAF é a emissão de dívida via o instrumento debêntures-fut, porém, envolvendo pagamento do principal em um determinado prazo, adicionado de juros e correção monetária do valor captado.

Adesão à SAF

De acordo com a expectativa do clube, as duas primeiras divisões nacionais serão formadas, predominantemente, por agremiações que aderiram ao modelo SAF com planejamento e profissionalismo. 

“Com engajamento da torcida grená, ocasionando em investimentos na infraestrutura do clube e fortalecimento das categorias de base, a Desportiva poderá voltar ao seu lugar: a elite do futebol nacional. Além disso, a posse do Estádio Engenheiro Araripe, por parte da Associação, é considerada crucial. A SAF teria direito de uso mediante a pagamento do aluguel”, ressaltou a Desportiva.

Capixabão 2023

Em meio ao processo de adesão à SAF, a Desportiva Ferroviária volta a campo pelo Capixabão 2023 nesta sexta-feira (10) pela 5ª rodada. Em busca da recuperação no torneio, a Locomotiva Grená encara o Vilavelhense às 18h45, no Engenheiro Araripe. 

Com a vitória do Estrela do Norte no clássico sulino contra o Atlético Itapemirim, a Tiva caiu para 8ª posição da tabela com seis pontos, atrás dos estrelenses no saldo de gols.

Fonte: Folha Vitória