Vila Velha retoma os diálogos sobre seus rumos culturais com a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, agendada para esta quarta-feira (30), a partir das 13h30, no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), situado na praça Duque de Caxias, no Centro da cidade.
Vale lembrar que a primeira edição desse encontro ocorreu em 2013, e agora, dez anos depois, a cidade busca avaliar os avanços e desafios que se apresentaram nesse intervalo.
Faz parte da programação a mesa redonda Democracia e Direito à Cultura. Vão participar das discussões o prefeito Arnaldinho Borgo, o secretário de Cultura do Estado, Fabrício Noronha, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, a presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (Forcult-ES), Renata Weixter, e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Adalgisa Rosa.
Grupos de Trabalho
Após a mesa redonda, os participantes serão divididos em Grupos Temáticos (GTs). Esta etapa é crucial para que todos tenham a oportunidade de aprofundar discussões, trocar experiências e desenvolver propostas sobre os eixos estratégicos propostos pela conferência. Ao segmentar em grupos, espera-se que os debates se tornem mais focados, produtivos e que culminem em diretrizes claras e realizáveis.
Dentre os eixos estratégicos de discussão estão: a necessidade de uma maior institucionalização, a revisão dos marcos legais e a integração ao Sistema Nacional de Cultura; o imperativo da democratização do acesso à cultura juntamente com uma maior participação social; o resgate e valorização da identidade, patrimônio e memória da cidade; a importância do reconhecimento da diversidade cultural e as transversalidades de gênero, raça e acessibilidade; a visão da cultura como vetor de desenvolvimento econômico, englobando a economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e, por fim, a garantia do direito às artes e à presença crescente das linguagens digitais na contemporaneidade.
Após as discussões dos eixos estratégicos, cada GT apresentará suas conclusões e propostas. “Esta é uma etapa fundamental para consolidar os resultados das discussões e garantir que as ideias geradas sejam compartilhadas com todos os participantes. É uma oportunidade de reflexão coletiva sobre os avanços propostos e de alinhamento das estratégias de implementação”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
Eleições de delegados
Outro ponto alto do evento é a eleição dos delegados que representarão Vila Velha na 5ª Conferência Estadual de Cultura. Estes delegados terão a responsabilidade de levar as deliberações e propostas da cidade ao nível estadual, garantindo que as vozes canela-verdes sejam ouvidas e consideradas no panorama cultural mais amplo do Espírito Santo.
Após as importantes deliberações e eleições, os participantes do evento vão assistir a duas apresentações culturais. Às 18h15, o Duo Teixeira-Mayer, composto por Moacyr Teixeira Neto e Fabiano Mayer, que são professores da Faculdade de Música do Espírito Santo e ícones do violão capixaba e nacional.
Com origens no final da década de 90, o duo tem em sua trajetória prêmios como o Concurso Souza Lima e apresentações em diversas cidades, tanto no Brasil quanto no exterior. Após um intervalo de quase duas décadas, eles se reuniram novamente, trazendo consigo novos projetos e uma paixão inabalável pela música. O álbum Imagens Brasileiras tem foco na música nacional e local para dois violões.
Por volta das 18h45, Jorge dos Santos dará continuidade à programação cultural. Originário de Caratinga, Minas Gerais, Jorge iniciou sua trajetória no Espírito Santo e, ao longo dos anos, consolidou-se como figura significativa no cenário musical. Em 2013, ele fez uma inovação extraordinária ao criar a Viola de 15 Cordas, um instrumento que desde então se tornou sua marca registrada. Com um acervo de 1.230 composições próprias, seus trabalhos estão amplamente disponíveis em diversas plataformas digitais.
Podem participar do evento, que tem o objetivo de discutir e elaborar novas políticas públicas, artistas e agentes culturais. Mas, para ter direito a voz e voto, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ser residente no município. Para participar da conferência, inscreva-se aqui.
Confira a programação completa da 2ª Conferência Municipal de Cultura:
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura
14h15 – Mesa redonda: Democracia e direito à Cultura
Composição: Prefeito Arnaldinho Borgo, secretário de Cultura do Estado, Fabrício Noronha, secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (Forcult-ES), Renata Weixter, e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Adalgisa Rosa.
15h30 – Divisão e reunião dos Grupos Temáticos (GTs)
17h – Retorno dos GTs e exposição do conteúdo desenvolvido
18h – Eleição de delegados para a 5ª Conferência Estadual de Cultura
18h15 – Duo Teixeira-Mayer
18h45 – Jorge dos Santos com Viola 15 Cordas
19h – Encerramento