Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil. Foi com esta esta frase na faixa, que na manhã desta segunda-feira (12), a equipe do Programa de Erradicação doTrabalho infantil–PETI de Vila Velha, realizou uma ação de conscientização.
O local escolhido foi a avenida Dr. Olivio Lira (antiga Carioca), em frente à USF Divino Espirito Santo, para alertar motoristas, motociclistas e pedestres sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
De acordo com Greuza Nunes Pereira, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Assistência Social, diversas ações de conscientização já foram realizadas, em parceria com outras entidades.
“A prefeitura atua no combate ao Trabalho Infantil com articulações das políticas públicas. Fazendo busca ativa nas feiras, nas praias em todas regiões,” finalizou a coordenadora do PETI.
De 2021 até o momento, foram mais de 250 adolescentes e crianças abordadas e orientadas no município, sendo encaminhadas, por exemplo, para o programa jovem aprendiz ou estágio. Já as palestras foram aproximadamente 60 na Rede Municipal de Ensino. As ações passaram de 120, em diversos pontos da cidade.
O trabalho não para. Esta semana serão realizadas palestras nas unidades municipais de ensino da Região 5. Além da equipe PETI, participaram da ação o Conselho Tutelar da Região 1 e equipe multiprofissional da Secretaria de Educação.