Com proposta inovadora, vacina em desenvolvimento encontra-se em estágio competitivo em nível mundial

Na busca por uma vacina contra a covid-19, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento- Farmacore, que é especializada no desenvolvimento de produtos biotecnológicos e imunobiológicos, atua na criação de uma vacina totalmente inovadora contra o coronavírus. 

Com experiência e reconhecimento tanto nacional como internacional, a equipe de cientistas da Farmacore e seu parceiro norte-americano, a PDS Biotechnology, já participaram com sucesso no desenvolvimento de uma nova vacina contra tuberculose no Brasil e no exterior.

A Farmacore desenhou uma composição vacinal que contém um importante antígeno viral associado à um sistema carreador totalmente inovador. A formulação vacinal contém ainda uma série de epítopos para ativação de resposta imunológica para a produção de anticorpos neutralizantes e ativação de linfócitos e citotóxico.

A Farmacore está utilizando uma tecnologia em que um veiculo (nano-tecnologia) atiçador do sistema imunológico carrega o produto que ataca o vírus. Este veiculo é patenteado e exclusivo, desenvolvido por um parceiro nos USA que está fazendo ensaios clínicos aprovados pelo FDA. Essa combinação também será única e patenteada, por ser uma inovação que pode gerar um produto muito eficaz na prevenção e tratamento do covid-19. O veículo tem como grande diferencial não ter toxicidade normalmente observada em todos os produtos que agem no sistema imunológico.

“A Farmacore possui uma plataforma tecnológica para desenvolvimento de vacinas altamente inovadoras com comprovada eficácia para diversas doenças, tanto para o setor humano como veterinário. A empresa parceira norte americana possui um pipeline de vacinas já em ensaio clínico nos EUA com aprovação do FDA. A junção das duas tecnologias permite uma formulação altamente imunogênica e com um sistema de delivery comprovadamente seguro e eficaz. Portanto, este conhecimento conjunto dará muita velocidade ao desenvolvimento da vacina contra a covid-19, o que pode encurtar os prazos para os testes; não podemos precisar o tempo, pois além dos desafios técnicos, existem as normas regulatórias a serem seguidas, indispensáveis para a realização dos testes em humanos”, afirma Helena Faccioli, diretora executiva da Farmacore.

Vale ressaltar que a iniciativa trará grandes benefícios ao país, uma vez que fará o Brasil entrar no rol das nações em que o setor privado se encontra em grande atividade para o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19. Além disso, uma produção dessa vacina em escala global pode trazer muitas vantagens para a Ciência e Tecnologia Nacional.

“O desenvolvimento local e a possível produção orientada com esta tecnologia, naturalmente, constitui uma vantagem para a redução de custos e preços. O completo controle sobre todos os processos é fundamental para esta possibilidade de acessibilidade maior ao produto resultante. Um produto que pode ter escala global, também, contribui em muito para diluir custos e preços”, afirma Faccioli.

A Farmacore entende que o sucesso de uma nova proposta vacinal para a covid-19 depende da tecnologia e infraestrutura da empresa, da competência na escolha de antígenos que sejam imunogênicos e tenham papel importante no controle da infecção por longo período de tempo, do tipo de carreadores ou adjuvantes para induzir o tipo certo de resposta imunológica e de longa duração, do tempo de desenvolvimento e produção da formulação para testes pré-clínicos e clínicos, da facilidade de otimização do processo industrial indispensável à produção e a distribuição da vacina em larga escala.

“Além disso, é imprescindível uma grande articulação entre as entidades governamentais, reguladoras e financiadoras para o sucesso do projeto”, diz a executiva.

Norberto Prestes, presidente da ABIQUIFI (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) destaca a relevância do Brasil na produção de vacinas e a importância da entidade no apoio à busca de soluções para a saúde pública. “A ABIQUIFI apoia iniciativas que fortalecem a cadeia de produção de vacinas, tendo como associadas tanto as empresas que produzem parte da matéria prima e insumos para sua fabricação como as dedicadas à pesquisa e inovação, sendo essas últimas de enorme importância para o Brasil na busca de controle de epidemias e no estímulo da economia através de investimentos, que é o caso da Farmacore. Nesse cenário de pandemia pelo qual estamos passando, é prioritário o apoio às empresas brasileiras que estejam buscando uma solução para a covid-19, apresentando-as a órgãos governamentais e empresas do setor privado para a fabricação em larga escala, e esse tem sido nosso papel junto à Farmacore”, finaliza.

Fonte: Folha Vitória