Para as empresas proponentes é uma oportunidade única de validar soluções e obter um histórico de aplicação no setor de petróleo, gás e energia

Uma lista com sete empresas inovadoras, grande parte delas startups, foi selecionada por meio de um edital caráter nacional, de soluções para teste da Petrobras e divulgada nesta segunda-feira (28). Dentre as escolhidas, está a Dersalis, sediada no Espírito Santo. Cada uma das selecionadas vai receber até R$ 60 mil.

Inédita na companhia, a seleção, lançada há cerca de um mês, visa testar internamente soluções inovadoras, validadas ou em fase de validação no mercado. As propostas atenderão demandas nas áreas de Saúde e Segurança Operacional e Otimização e Automação de Processos. Foram selecionadas, também, empresas sediadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e no Rio de Janeiro.

“Estamos aumentando, sucessivamente e significativamente, a nossa capacidade de incorporar soluções inovadoras para dar suporte às nossas atividades e planos estratégicos. Com foco na geração de valor, conferimos mais economicidade, agilidade, segurança e resiliência às nossas operações.” avalia o diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone.

De acordo com a Petrobrás, para as empresas proponentes é uma oportunidade única de validar soluções e obter um histórico de aplicação no setor de petróleo, gás e energia. A nova modalidade de edital tem a proposta de ser ágil e todo o processo, do lançamento à divulgação das vencedoras, levou cerca de um mês.

No dia 22, as empresas participaram de um Pitch Day, com apresentações virtuais para uma banca de especialistas, etapa final para definição das vencedoras. Na ocasião, foram avaliados critérios como o potencial de geração de valor na fase de aplicação em escala após os testes, a escalabilidade da solução para implantação em diferentes operações da Petrobrás e de outras empresas do setor de petróleo, gás e energia e demais setores industriais, bem como evidências de aplicação em caráter de teste e de comercialização da solução proposta com outros clientes.

Durante o período do contrato, as soluções serão testadas em condições representativas do ambiente real, para avaliação de desempenho e do potencial de contribuição para os negócios. Com a divulgação das vencedoras, a previsão é de que os processos de contratação e início de testes aconteçam no primeiro trimestre de 2021.

Fonte: Folha Vitória