Contratações já estão sendo feitas e vão ser intensificadas em janeiro, com a volta da mineradora à ativa, o que ocorre este mês

A Samarco vai retomar as atividades em Anchieta até o fim deste mês, e empresas de serviços, fornecedores e comércio já contratam para cerca de 5 mil empregos que serão criados com o retorno da mineradora.

Segundo levantamento das federações do Comércio (Fecomércio-ES) e da Indústria (Findes) do Espírito Santo, ao menos 130 empresas vão retomar as atividades com o a volta da Samarco, criando 500 empregos diretos e outros 4.500 indiretos, totalizando 5 mil postos de trabalho.

A empresa vai voltar a produzir pelotas de minério de ferro no Complexo de Ubu, em Anchieta, com 26% da capacidade total e 1.443 trabalhadores diretos.

A data do começo das operações ainda não foi divulgada. Entretanto, segundo fontes do setor empresarial, as contratações para funções diretas e indiretas na cadeira produtiva da região já começaram, e devem se intensificar a partir de janeiro do ano que vem.

Os estabelecimentos, de setores como prestação de serviços (incluindo indústrias) e comércio, estarão concentrados em Anchieta, Piúma, Marataízes, Guarapari, Iconha, Cachoeiro do Itapemirim e também na Grande Vitória.

Segundo a Samarco, pode haver contratações pontuais para funções diretas da mineradora, que serão divulgadas oportunamente. Já as chances indiretas devem ser recrutadas por entidades como o Sine de Anchieta.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o retorno das atividades da Samarco deve criar mais de 200 empregos imediatos no comércio da região.

“Esse número vai aumentar gradativamente, a partir do momento que novas empresas são contratadas para prestar serviços terceirizados. Essas empresas foram desativadas, e agora precisam contratar novos funcionários”, disse.

Entre as empresas que vão contratar estão de alimentação, uniformes, transportes, fabricação de equipamentos e componentes mecânicos, comércio de material de construção, empresas de segurança, de meio ambiente, gerenciamento, engenharia, entre outras.

De acordo com Durval Vieira de Freitas, CEO da DVF Consultoria serão buscados diversos cargos: mecânico, montador, caldeireiro, motorista de ônibus e carreta, operadores de máquina, técnico em segurança, técnico de meio ambiente, pedreiro, soldador, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, instrumentista e outros.

DETALHES

EMPREGOS

A retomada das atividades da Samarco em Anchieta vai gerar cerca de 5 mil empregos no Espírito Santo, com a reabertura de ao menos 130 empresas que fecharam após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, e a paralisação das atividades da mineradora.

O reinício gradual das operações da Samarco acontece após a empresa obter licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes.

As oportunidades de emprego são previstas em vários setores, como fornecedores, comércio e serviços, e algumas empresas já estão contratando.

ÁREAS

Entre as empresas que vão contratar estão de alimentação, uniformes, transportes, fabricação de equipamentos e componentes mecânicos, comércio de material de construção, empresas de segurança, de meio ambiente, gerenciamento, engenharia, entre outras.

Entre os estabelecimentos comerciais, vão ser reabertas lojas de ferramentas, material elétrico, chapas e material de construção, entre outros.

Os profissionais demandados serão para dezenas de cargos.

CADASTRO

As vagas para trabalhar diretamente na Samarco, quando abertas, são divulgadas no site www.vagas.com.br.

Empregos indiretos são eventualmente divulgados pelos Sines. O Sine de Anchieta divulga vagas por meio do site da prefeitura: www.anchieta.es.gov.br

COMÉRCIO

Segundo a fecomércio, no setor devem ser abertas mais de 200 vagas imediatas, com intensificação das contratações a partir de janeiro

Fonte: Samarco e especialistas citados.