A equipe da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, da Guarda Municipal de Vila Velha, realizou uma instrução para cerca de 48 guardas municipais de Marataízes. O curso teve duração de dois dias.
O treinamento abordou técnicas avançadas de abordagem veicular e a pessoas, destacando a importância da eficiência, segurança e responsabilidade durante as operações. Além disso, a capacitação incluiu procedimentos padrão, estratégias de aproximação, comunicação assertiva, identificação de comportamentos suspeitos e técnicas de imobilização.
“Foram repassadas várias técnicas para atuação dos guardas durante a abordagem. Além disso, os agentes foram instruídos quanto ao uso adequado das armas letais, que deverão ser sempre manuseadas com responsabilidade e cumprindo rigorosamente as normas de segurança. Esse tipo de treinamento é fundamental, para que eles consigam realizar a abordagem de forma adequada e assertiva”, afirma o instrutor Ramon Afonso, da ROMU.
O secretário de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes, Weliton da Silva, enfatizou a importância desse treinamento: “Esse treinamento especializado, ministrado pela ROMU, da GMVV, proporciona aos nossos profissionais as habilidades necessárias para realizarem abordagens de maneira eficiente, promovendo a tranquilidade dos moradores e visitantes do município. Investir na capacitação dos nossos guardas é fundamental para oferecer um serviço de qualidade à comunidade de Marataízes”, afirmou.
Para a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, é uma honra para a GMVV poder ministrar aulas para outras Guardas Municipais: “Nossa Academia de Ensino e Formação tem crescido a cada dia. É gratificante saber que os nossos instrutores estão compartilhando conhecimento para outras instituições irmãs”, expressou.
O secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, major Rogério Gomes, ressalta a importância da realização desses cursos: “Essa troca de experiência é fundamental. A Guarda Municipal de Vila Velha vem se destacando e se tornando referência para outras instituições. O treinamento faz parte da rotina do nossos agentes, que se qualificam cada vez mais para poderem ministrar cursos com qualidade”, ressaltou.