A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) que atua na Diretoria de Agricultura e Pesca e no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), passou por um importante treinamento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF-ES), com o objetivo de desenvolver suas atribuições técnicas de forma ainda mais assertiva e eficiente, para melhor atender e orientar as agroindústrias de Vila Velha.

Os servidores da PMVV participaram da 9ª Capacitação do SIM/SUSAF-ES, que começou na última terça-feira (14) e terminou nesta quinta (16), na sede do Sebrae-ES, em Vitória. O treinamento priorizou temas relacionados ao processo de equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço Estadual de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp). 

Este sistema de equivalência permite aos produtores agroindustriais capixabas o direito de venderem alimentos de origem animal, fabricados artesanalmente, em qualquer município do Espírito Santo, de forma simples, direta e sem burocracia.

Durante o treinamento promovido pelo IDAF-ES, os servidores de Vila Velha aprofundaram conhecimentos sobre temas estratégicos que fazem parte do seu dia a dia, tais como: “Elementos de Controle na Inspeção Industrial e Sanitária”; “Controle de Higienização das Agroindústrias”; “Prevenção e Controle do Uso de Biofilmes nas Indústrias de Alimentos”; e “Aspectos Gerais das Contratações Públicas”, entre outros.

Aprimoramento técnico

Para Guilherme Galdino, diretor de Agricultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, a capacitação foi de extrema importância para o aprimoramento profissional da equipe. Segundo ele, o aprendizado vai ajudar a melhorar a qualidade dos serviços de atendimento, orientação e suporte técnico prestado às agroindústrias de Vila Velha, para que as mesmas possam se adequar ao processo e garantir adesão ao SUSAF-ES. 

“O mercado consumidor capixaba está cada vez mais ávido por alimentos frescos, de boa qualidade, que possam ser consumidos com segurança, sem riscos à saúde, sem concorrência com produtos não certificados e, principalmente: que possuam certificação municipal e estadual. Por isso, vamos trabalhar cada vez mais para que as agroindústrias de Vila Velha se adequem às exigências e consigam a certificação do SUSAF-ES”, afirmou Galdino.  

Procedimentos

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, explica que o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte do Espírito Santo (SUSAF-ES) harmoniza os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal, para que elas tenham acesso a novos mercados, ampliem seus negócios e gerem mais oportunidades de emprego e renda no campo.

“Mas até chegarmos a esta fase, o caminho foi longo. Em Vila Velha, iniciamos o processo de equivalência entre SIM e SUSAF em novembro de 2022. Depois disso, promovemos o ajuste do cronograma de análises laboratoriais dos produtos passíveis da certificação, no município, e aprimoramos nossos mecanismos de monitoramento ambiental, de acesso às informações e de controle de infrações. E finalmente, após cumprirmos todas as etapas, conseguimos certificar nossa primeira agroindústria no dia 12 de maio de 2023, data que marcou um avanço histórico para Vila Velha”, avaliou Colodetti.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico