A equipe da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) apreendeu, nessa quinta-feira (13), aproximadamente 200 quilos de carne e produtos que apresentavam irregularidades em um supermercado de Vila Velha. A ação foi integrada com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Procon Municipal e Vigilância Sanitária de Vila Velha.

“Durante a fiscalização realizada para apurar denúncias anônimas acerca do supermercado, foram encontrados produtos sem validade ou com validade vencida, e produtos sem informações básicas ao consumidor. Foram apreendidos aproximadamente 200 quilos de carnes diversas que não possuíam data de fabricação, validade e origem clara ao consumidor, assim como alguns queijos e produtos de limpeza”, relatou o titular da Decon, delegado Eduardo Passamani Galvão.

Ainda segundo o delegado, o proprietário do supermercado foi notificado pela Decon a apresentar a documentação para esclarecer os fatos. “O estabelecimento também foi autuado pelo Procon por desrespeitar normas de direito ao consumidor”, disse.

O Procon também ficará responsável pelo destino correto do material apreendido. “A delegacia apreendeu duas amostras de cada um dos produtos que estavam sem validade. Agora elas serão encaminhadas para a perícia da Polícia Civil (PCES) para apontar se a validade foi removida pelo comerciante ou se apagou por outro motivo”, afirmou Galvão.

O delegado acrescentou ainda que a Decon e o Procon seguirão realizando fiscalizações. “Continuaremos com as ações para a repressão de práticas abusivas contra o consumidor. Caso a população tenha informações que contribuam com as operações, que realize denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com