Em todo o mês passado, foram abertos 1.904 novos negócios, o maior número desde 2010, quando o levantamento começou a ser feito pela Junta Comercial
O Espírito Santo registrou, em agosto, um recorde no número de empresas abertas, segundo dados da Junta Comercial do Estado. Em todo o mês passado, foram abertos 1.904 novos negócios, o maior número desde 2010, quando o levantamento começou a ser feito.
Com isso, o total de empresas abertas no estado, de janeiro a agosto de 2021, chegou a 12.578 — 28% maior do que o número de novos negócios registrados na Junta Comercial em 2019, antes da pandemia. Na comparação com 2020, o aumento passa a ser de 50%.
Dentre as atividades que mais contribuíram para esse recorde, estão o comércio varejista, que registrou a abertura de 379 novas empresas; o comércio por atacado (exceto veículos e motocicletas), com 215; atividades de atenção à saúde (183), transporte terrestre (94) e serviços de escritório (74).
“Esse número é um orgulho para todos nós da Junta Comercial e mostra o quanto temos contribuído para a retomada da economia no Espírito Santo. Atualmente, somos o segundo Estado com maior rapidez no processo de abertura de empresas”, celebrou o presidente da JUCEES, Carlos Roberto Rafael.
O dado citado pelo presidente da Junta Comercial foi divulgado pela RedeSim, do Governo Federal. Em agosto, segundo o órgão, a abertura de uma empresa no Estado demorou, em média, 1 dia e 5 horas — atrás apenas de Goiás, que teve média de 1 dia e 1 hora.
Fonte: Folha Vitória