Renato Casagrande falou sobre a primeira etapa do inquérito sorológico, que terminou na sexta-feira

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fez um novo pronunciamento na noite desta segunda-feira (18), para atualizar as medidas de combate ao novo coronavírus. Ele destacou a primeira etapa do chamado inquérito sorológico, que aconteceu de quarta (13) a sexta-feira (15) e testou cerca de 7 mil capixabas. 

“Hoje nós anunciamos o resultado da primeira etapa do inquérito sorológico. Vocês viram que a projeção estatística que foi feita através do levantamento dos testes rápidos apontou que mais de 84 mil pessoas no Espírito Santo já tiveram contato com o vírus, o que representa 2,1%. É um resultado normal, não estamos em uma situação de descontrole, mas estamos em uma situação de ascendência da curva, então mostra a preocupação que a gente tem que ter com o isolamento e com o distanciamento”, afirmou. 

O governador também demonstrou preocupação em relação os assintomáticos e pediu que os capixabas tenham cautela. 

“Muitas pessoas são assintomáticas.  Cerca de 20% dos que testaram, que já tem o anticorpo, não tiveram sintomas nenhum. Uma outra quantidade apresentou sintomas pequenos, então a maioria ou não teve sintomas ou teve sintomas bem leves, e é aí é que mora o perigo! Quando você tem pessoas contagiadas por um vírus e não tem nenhum sintoma, essa pessoa, muitas vezes, não tem o cuidado necessário, então ela pode transmitir o vírus para quem é muito sensível. Com isso, essa pessoa pode, de fato, precisar de um atendimento de saúde e correr risco. Nós temos que ter cautela, mesmo que a gente seja totalmente saudável, porque podemos ser um vetor do vírus sem saber”, afirmou. 

Inquérito sorológico

A primeira das quatro etapas do chamado inquérito sorológico, que vai testar 32 mil capixabas para a covid-19, terminou na sexta-feira (15). A fase, que começou na quarta-feira (13), realizou cerca de 7 mil testes em diversos municípios do Espírito Santo.

Durante os três dias de trabalho, as equipes de saúde visitaram milhares de casas. Em cada uma delas, um dos moradores era sorteado para fazer o teste de detecção de anticorpos para a covid-19. O resultado saía em 15 minutos. Em caso positivo, os demais moradores também faziam o teste.

O inquérito sorológico é uma pesquisa por amostragem. O objetivo é descobrir o percentual da população capixaba que já teve contato com o coronavírus. A informação é valiosa para traçar estratégias na área da saúde e definir questões como funcionamento do comércio e outras relacionadas à circulação de pessoas. Ao todo, 32 mil capixabas farão o teste rápido.

A segunda etapa do inquérito sorológico será realizada ainda em maio, entre os dias 27 e 29. Uma terceira vai acontecer entre 8 e 10 de junho, e a quarta e última, entre 22 e 24 de junho. O inquérito é feito em 19 municípios capixabas.