O ator Fábio Assunção, atualmente com 48 anos, é um galã da teledramaturgia brasileira, que já atuou em grandes novelas e é reconhecido por todos os brasileiros.

No entanto, polêmicas em sua vida pessoal mudaram muito a visão das pessoas sobre ele e geraram comentários que afetaram a sua vida por algum tempo.

A dependência química de Fábio fez com que muitas pessoas desacreditassem em seu trabalho e espalhassem piadas de mau gosto nas redes sociais, o que acabou chegando até a sua família e exigindo uma readaptação interna.

Como está estreando uma nova série na Globoplay chamada “Onde está meu coração”, na qual interpretará o pai de uma médica dependente de crack, Fábio resolveu aproveitar a oportunidade para falar sobre a questão em uma entrevista ao jornal O Globo.

“Um dos grandes problemas da dependência é as pessoas terem vergonha de falar sobre ela, porque dificulta o processo de reequilíbrio (…) O vício não é uma questão de caráter ou uma escolha. Não é você aceitar uma propina. É impulsão, compulsividade.”

Além disso, também usou a entrevista para esclarecer muitas dúvidas e boatos que circulavam em torno do seu vício: “Sim. Já superei essa questão, isso não faz mais parte da minha vida, graças a Deus. Quando esse processo cessou, há quatro, cinco anos, acreditei que o álcool, aceito socialmente, poderia ser um caminho secundário, alternativo, para lidar com algumas coisas, sem as consequências de uma droga pesada. Mas é preciso contextualizar isso. Herdei conceitos de que a droga tinha a ver com liberdade, com a subversão de um sistema castrador, era uma outra época.”

Desde 2017 muitas piadas e imagens do ator, com mensagens irônicas relativas à sua condição, circulavam em muitas redes sociais como forma de diversão, representando a ansiedade pelo final de semana e pela bebida. No carnaval deste ano, muitas pessoas foram às ruas com uma máscara com o rosto do ator, que já tinha virado um símbolo na internet, mesmo contra a sua vontade.

Em entrevista ao programa Conversa com o Bial, da Globo, Fábio comentou sobre o caso e disse que já tinha pensado em processar os autores dos “memes”.